Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlôres, Vanessa Medianeira da Silva
dc.creatorPozzebon, Juliana Denice Selle
dc.date.accessioned2019-02-01T13:16:50Z
dc.date.available2019-02-01T13:16:50Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15522
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractContinuing teacher education is reflected in the daily pedagogical practices in the classroom and contributes to the quality of education. Thus, the present research is justified, therefore, the theme of the continuous formation is part of the school routine and presents itself as a challenge for the school management. Its general objective was to investigate the challenges faced by School Management in order to guarantee the continuous training of teachers. For this study, the bibliographic research and the legal bases in force were used. The theoretical contribution was based on Freire (1996), Imbernón (2000), Lück (2010), Nóvoa (1995), who founded the reflections on continuing education and school management. The study showed the importance of continuing education, since the authors mention that the initial training for teaching is not enough in face of the challenges of the profession. Therefore, the teacher should always be in training and seeking together with his peers knowledge that encompass the complexity of everyday school. School administrators play an important role in the promotion of spaces for the discussion of the formative themes taught by teachers. Still the school manager should organize collectively with the group actions that aim at improvements regarding the school context. The challenges evidenced by the study are mainly the working conditions of the teachers that often are independent of the school manager and are of public policy and educational management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleGestão escolar frente ao desafio da formação continuadapor
dc.title.alternativeSchool management in the challenge of continued educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA formação continuada dos professores tem reflexo nas práticas pedagógicas cotidianas na sala de aula e contribui para a qualidade da educação. Deste modo, a presente pesquisa se justifica, pois, a temática da formação continuada faz parte do cotidiano escolar e se apresenta como um desafio para a gestão escolar. Teve como objetivo geral investigar quais os desafios enfrentados pela Gestão Escolar para garantir a formação continuada dos professores. Para este estudo, usou-se a pesquisa bibliográfica e as bases legais vigentes. O aporte teórico foi baseado em Freire (1996), Imbernón (2000), Lück (2010), Nóvoa (1995) que fundamentaram as reflexões sobre a formação continuada e a gestão escolar. Com o estudo evidenciamos a importância da formação continuada, já que os autores citam que a formação inicial para a docência não é suficiente diante dos desafios da profissão. Por isso, o professor deve estar sempre em formação e buscando junto com seus pares conhecimentos que abarquem a complexidade do cotidiano escolar. Os gestores escolares possuem papel importante na promoção de espaços para as discussões das temáticas formativas elencadas pelos docentes. Ainda o gestor escolar deve organizar coletivamente com o grupo ações que visem melhorias referentes ao contexto escolar. Os desafios evidenciados pelo estudo são principalmente as condições de trabalho dos professores que muitas vezes independem do gestor escolar e são de ordem das políticas públicas e da gestão educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto