dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Corim, Cleonir Paim | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:18:26Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:18:26Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15523 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | The training of teachers in this area is necessary for an education aimed at
students with high abilities / giftedness, support the student in the specialized
care and work both the potential and the difficulties they may present. Based on
this theme, the context of this research is based on the theories of Joseph
Renzulli and Howard Gardner. In this sense, the objective of this work is to
discuss the scientific production of the Special Education Journal on High
Abilities/Giftedness in order to contribute to the training of teachers in this area.
The present research was characterized as a bibliographical research (GIL,
1999; BRASIL, 2008) aiming new studies in the area that contribute to
professional researchers of education, students and family. Thus, a mapping was
done in this journal in the years 2010 to 2017. The refore, in this research it is
necessary to bring information that can contribute with new knowledge about high
abilities / giftedness. In addition, it is also an important contribution to map the
scientific productions in the high abilities / giftedness area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Produção científica | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Scientific production | eng |
dc.title | Análise da produção científica da revista Educação Especial da UFSM acerca da temática altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | Scientific production analysis of the ufsm magazine Special Education about the topics high abilities/giftedness | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Para uma educação voltada para os alunos com altas habilidades/ superdotação
(AH/SD), é necessário que os profissionais desta área dêem suporte ao aluno
no atendimento especializado e trabalhe tanto os potenciais quanto as
dificuldades que possam apresentar. Fundamentado nesse tema, o contexto
deste projeto parte do princípio das teorias de Joseph Renzulli e Howard
Gardner. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consiste em discorrer a
produção científica da Revista Educação Especial acerca da temática Altas
habilidades/Superdotação a fim de contribuir com a formação de professores
nesta área. De modo que possam ocorrer novos estudos na área que contribuam
para pesquisadores profissionais da educação, alunos e família. A presente
pesquisa caracterizou como uma pesquisa bibliográfica (GIL,1999; BRASIL,
2008). Deste modo, foi feito um mapeamento nesta revista nos anos de 2010 a
2017. Sendo assim, neste projeto de pesquisa desejo trazer informações que
podem contribuir acerca da formação do professor pesquisador em AH/SD. Além
disso, também é uma contribuição importante mapear as produções científ icas
na área das AH/SD. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |