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dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorPinno, Cristiano Rafael
dc.date.accessioned2019-02-01T14:43:24Z
dc.date.available2019-02-01T14:43:24Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15528
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the educational management perceives the teaching abandonment cases and/or pedagogical disinvestment in the municipal public schools (Smed) – Ijuí/RS – and analyze the implications and possibilities of those situations in the Physical Education teaching-learning process, in the school Pedagogical Project (PP) execution and in the school objectives achievement as an educational institution. To do so, we use qualitative research from the case study as a research method, using content analysis to interpret the information obtained through interviews. The subjects chosen for this study were the Smed managers, respectively, Municipal Secretary and Pedagogical Coordinator. The collected data allowed us to identify a superficial view of the managers about the teaching performance of Physical Education teachers in the municipal public schools. It was also observed the existence of teachers of other subjects in a similar situation. In addition to this, there is a constant school management (directors and coordinators) neglect regarding those professionals in abandoning the teaching work. This situation denies the commitment that both the school and the teacher have, denying the learner's right to learn. The reports corroborate with the literature that points to continuing education as the main way to enhance teacher qualification, whose promotion includes the responsibility of the Municipal Educational Management, School Management, but, above all, the teachers themselves who need to understand their social function.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProfessor “rola bola”por
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeacher "ball rolling"eng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleGestão educacional e o professor “rola bola”: implicações e possibilidades no processo de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeEducational management and teacher "ball rolling": implications and possibilities in the teaching-learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender como a gestão educacional percebe os casos de abandono do trabalho docente e/ou desinvestimento pedagógico nas escolas da rede municipal de abrangência da Secretaria Municipal de Educação (Smed) – Ijuí/RS – e analisar as implicações e possibilidades destas situações no processo de ensino-aprendizagem na disciplina da Educação Física, na execução do Projeto Pedagógico (PP) e na concretização dos objetivos da escola enquanto instituição de ensino. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso como método de investigação, valendo-se da análise de conteúdo para interpretar as informações obtidas por meio das entrevistas realizadas. Os sujeitos escolhidos para este estudo foram os gestores da Smed, respectivamente secretário municipal e coordenador pedagógico. Os dados coletados nos permitiram identificar um olhar superficial dos gestores sobre a atuação docente dos professores de Educação Física das escolas da rede municipal. Observou-se, também, a existência de docentes de outros componentes curriculares em situação semelhante a esta. Somado a isto, há uma constante negligência das gestões escolares (direções e coordenações) a respeito destes profissionais em abandono do trabalho docente. Esta situação nega o compromisso que a escola e o professor têm de ensinar, ao mesmo tempo em que nega o direito do aluno a aprender. Os relatos corroboram a literatura que aponta a formação continuada como principal modo de potencializar a qualificação docente, cuja promoção compreende responsabilidade da Gestão Educacional Municipal e das Gestões Escolares, mas, acima de tudo, dos próprios professores que demandam entendimento sobre a função social que exercem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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