dc.contributor.advisor | Hennicka, Micheli Daiani | |
dc.creator | Pinno, Cristiano Rafael | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T14:43:24Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T14:43:24Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15528 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to understand how the educational management perceives the
teaching abandonment cases and/or pedagogical disinvestment in the municipal
public schools (Smed) – Ijuí/RS – and analyze the implications and possibilities of
those situations in the Physical Education teaching-learning process, in the school
Pedagogical Project (PP) execution and in the school objectives achievement as an
educational institution. To do so, we use qualitative research from the case study as
a research method, using content analysis to interpret the information obtained
through interviews. The subjects chosen for this study were the Smed managers,
respectively, Municipal Secretary and Pedagogical Coordinator. The collected data
allowed us to identify a superficial view of the managers about the teaching
performance of Physical Education teachers in the municipal public schools. It was
also observed the existence of teachers of other subjects in a similar situation. In
addition to this, there is a constant school management (directors and coordinators)
neglect regarding those professionals in abandoning the teaching work. This situation
denies the commitment that both the school and the teacher have, denying the
learner's right to learn. The reports corroborate with the literature that points to
continuing education as the main way to enhance teacher qualification, whose
promotion includes the responsibility of the Municipal Educational Management,
School Management, but, above all, the teachers themselves who need to
understand their social function. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Professor “rola bola” | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Teacher "ball rolling" | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Gestão educacional e o professor “rola bola”: implicações e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Educational management and teacher "ball rolling": implications and possibilities in the teaching-learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender como a gestão educacional percebe
os casos de abandono do trabalho docente e/ou desinvestimento pedagógico nas
escolas da rede municipal de abrangência da Secretaria Municipal de Educação
(Smed) – Ijuí/RS – e analisar as implicações e possibilidades destas situações no
processo de ensino-aprendizagem na disciplina da Educação Física, na execução
do Projeto Pedagógico (PP) e na concretização dos objetivos da escola enquanto
instituição de ensino. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa a partir do estudo
de caso como método de investigação, valendo-se da análise de conteúdo para
interpretar as informações obtidas por meio das entrevistas realizadas. Os sujeitos
escolhidos para este estudo foram os gestores da Smed, respectivamente secretário
municipal e coordenador pedagógico. Os dados coletados nos permitiram identificar
um olhar superficial dos gestores sobre a atuação docente dos professores de
Educação Física das escolas da rede municipal. Observou-se, também, a existência
de docentes de outros componentes curriculares em situação semelhante a esta.
Somado a isto, há uma constante negligência das gestões escolares (direções e
coordenações) a respeito destes profissionais em abandono do trabalho docente.
Esta situação nega o compromisso que a escola e o professor têm de ensinar, ao
mesmo tempo em que nega o direito do aluno a aprender. Os relatos corroboram a
literatura que aponta a formação continuada como principal modo de potencializar a
qualificação docente, cuja promoção compreende responsabilidade da Gestão
Educacional Municipal e das Gestões Escolares, mas, acima de tudo, dos próprios
professores que demandam entendimento sobre a função social que exercem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |