dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Mattei, Lisiane | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T14:08:56Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T14:08:56Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15541 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The school is a space where children and adolescents live daily, interaction between the subjects
that attend it and these interactions have become increasingly conflicting and generated a
situation of violence that has been intensifying in the school spaces in recent years, becoming
a of the great challenges for management teams, often extrapolating their conditions to meet.
Based on the application of a questionnaire, a context of violence and the view of the teaching
staff and the management team regarding this problem are discussed at a public school in the
city of Trindade do Sul / RS. The objective of the research was to analyze, under the eyes of
school administrators and teachers, which are the most common cases of school violence and
what are the possible factors that lead to this violence. The study also aims to analyze the contributions
of the school manager to the environment, given the changes in society and the violence
that has taken place within schools. The data show a significant number of cases of psychological
violence such as verbal aggression and bulliyng among students. Teachers believe
that the presence of the family in school is a determining factor in the fight against violence.
In addition, school managers believe that violence interferes with their practice and also alleges
an overload of work due to behaviors of indiscipline and violence among students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Violence | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar diante da violência em uma escola estadual de Trindade do Sul/RS | por |
dc.title.alternative | The challenges of school management in respect of violence in a state school of Trindade do Sul/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A escola é um espaço onde crianças e adolescentes convivem diariamente, ocorrendo interação
entre os sujeitos que a frequentam e essas interações têm se tornado cada vez mais conflitantes
e gerado um quadro de violência que vem se intensificando nos espaços escolares nos
últimos anos, se tornando um dos grandes desafios para equipes gestoras, muitas vezes, extrapolando
suas condições em atender. A partir da aplicação de um questionário, em uma escola
da Rede Pública de ensino do Município de Trindade do Sul/RS, discute-se o contexto de violência
e o olhar do corpo docente e da equipe gestora frente a esse problema. O objetivo da
pesquisa foi analisar, sob o olhar dos gestores escolar e professores, quais os casos mais comuns
de violência escolar e quais os possíveis fatores que levam a esta violência. O estudo
objetiva, também, analisar as contribuições do gestor escolar ao ambiente, diante das mudanças
na sociedade e da violência que se instalou dentro das escolas. Os dados mostram um número
significativo de casos de violência psicológica como agressão verbal e bulliyng entre
alunos. Os professores acreditam que a presença da família na escola é um fator determinante
no combate à violência. Além disso, os gestores escolares acreditam que a violência interfere
em sua prática e alegam, também, uma sobrecarga de trabalho devido aos comportamentos de
indisciplina e de violência entre alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |