Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorMattei, Lisiane
dc.date.accessioned2019-02-04T14:08:56Z
dc.date.available2019-02-04T14:08:56Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15541
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe school is a space where children and adolescents live daily, interaction between the subjects that attend it and these interactions have become increasingly conflicting and generated a situation of violence that has been intensifying in the school spaces in recent years, becoming a of the great challenges for management teams, often extrapolating their conditions to meet. Based on the application of a questionnaire, a context of violence and the view of the teaching staff and the management team regarding this problem are discussed at a public school in the city of Trindade do Sul / RS. The objective of the research was to analyze, under the eyes of school administrators and teachers, which are the most common cases of school violence and what are the possible factors that lead to this violence. The study also aims to analyze the contributions of the school manager to the environment, given the changes in society and the violence that has taken place within schools. The data show a significant number of cases of psychological violence such as verbal aggression and bulliyng among students. Teachers believe that the presence of the family in school is a determining factor in the fight against violence. In addition, school managers believe that violence interferes with their practice and also alleges an overload of work due to behaviors of indiscipline and violence among students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectCIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar)por
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titleOs desafios da gestão escolar diante da violência em uma escola estadual de Trindade do Sul/RSpor
dc.title.alternativeThe challenges of school management in respect of violence in a state school of Trindade do Sul/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA escola é um espaço onde crianças e adolescentes convivem diariamente, ocorrendo interação entre os sujeitos que a frequentam e essas interações têm se tornado cada vez mais conflitantes e gerado um quadro de violência que vem se intensificando nos espaços escolares nos últimos anos, se tornando um dos grandes desafios para equipes gestoras, muitas vezes, extrapolando suas condições em atender. A partir da aplicação de um questionário, em uma escola da Rede Pública de ensino do Município de Trindade do Sul/RS, discute-se o contexto de violência e o olhar do corpo docente e da equipe gestora frente a esse problema. O objetivo da pesquisa foi analisar, sob o olhar dos gestores escolar e professores, quais os casos mais comuns de violência escolar e quais os possíveis fatores que levam a esta violência. O estudo objetiva, também, analisar as contribuições do gestor escolar ao ambiente, diante das mudanças na sociedade e da violência que se instalou dentro das escolas. Os dados mostram um número significativo de casos de violência psicológica como agressão verbal e bulliyng entre alunos. Os professores acreditam que a presença da família na escola é um fator determinante no combate à violência. Além disso, os gestores escolares acreditam que a violência interfere em sua prática e alegam, também, uma sobrecarga de trabalho devido aos comportamentos de indisciplina e de violência entre alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto