dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Santos, Melina Nymann dos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T14:50:27Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T14:50:27Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15545 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work aims to analyze and describe the current challenges that school managers encounter in the context of public schools, and to perform this analysis, two schools of the public school network of the municipality of Ibirapuitã / RS were surveyed, being a school the Municipal School of Primary Education Leonel de Moura Brizola and another of the state education network, called the Saldanha Marinho State High School. Thus, the present research presents a historical resumption of the concept of school administration and from the 1980s on the concept of school management, as well as the instruments for conducting a management based on the concept of democracy and participation, as well as the challenges that these managers face in school practice. The research uses a qualitative approach, a case study, analyzing two schools and using for data collection the questionnaires applied in these schools. Noting the lack of financial resources in the schools surveyed, as well as the lack of interest of the students, and the difficulty with the participation of the parents in the schools, it is considered of paramount importance the presence of a manager capable of stimulating the collective conviviality, where all participate in school decisions, as well as seek joint solutions to address the challenges faced by these institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática participativa | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democratic and participatory management | eng |
dc.title | Desafios da gestão escolar: uma análise de duas escolas da rede pública de ensino do município de Ibirapuitã/RS | por |
dc.title.alternative | Challenges of school management: an analysis of two schools of the public education network of the Ibirapuité municipality/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o intuito de analisar e descrever os desafios atuais que os gestores escolares encontram no contexto das escolas da rede pública, sendo que para realização desta análise foram pesquisadas duas escolas da rede pública de ensino do munícipio de Ibirapuitã/RS, sendo uma escola da rede municipal de ensino, denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola e outra da rede estadual de ensino, denominada Escola Estadual de Ensino Médio Saldanha Marinho. Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma retomada histórica da concepção de administração escolar e a partir da década de 1980 da concepção de gestão escolar, bem como os instrumentos para realização de uma gestão baseada no conceito de democracia e participação, como também os desafios que estes gestores enfrentam na prática escolar. A pesquisa utiliza de uma abordagem qualitativa, um estudo de caso, analisando duas escolas e utilizando para coleta de dados os questionários aplicados nessas escolas. Percebendo a carência de recursos financeiros nas escolas pesquisadas, bem como a falta de interesse dos alunos, e a dificuldade com a participação dos pais nas escolas, considera-se de suma importância a presença de um gestor capaz de estimular o convívio coletivo, onde todos participem das decisões da escola, assim como procurem soluções conjuntas para sanar os desafios vivenciados nessas instituições. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |