A produção do espaço escolar pelos discursos de um grupo de docentes sobre as relações de gênero e sexualidade em Chapecó, Santa Catarina
Resumo
O presente trabalho de pesquisa traz uma abordagem sobre a construção do espaço escolar
através dos discursos de um grupo de professores de uma escola pública do município de
Chapecó, Santa Catarina, sobre os temas de gênero e sexualidade. Tem como objetivo
principal compreender de que forma as relações de gênero e as sexualidades compõem o
espaço escolar e como esse espaço é afetado por essas relações, pois o espaço escolar é
permeado pelas relações de gênero e, muitas vezes, são essas relações que estabelecem
paradoxos dentro da escola. A pesquisa teve como metodologia a Pesquisa-Ação
(THIOLLENT, 1986), com a realização de doze encontros com o grupo de professores e
professoras da escola pesquisada. Na metade do tempo, os encontros foram apenas de debates
e discussões acerca dos temas; já na segunda parte, os docentes pesquisados foram
convidados a participarem de momentos de formação para que pudessem refletir e tirar suas
dúvidas, conforme prevê também a metodologia utilizada. Como meio de interpretação dos
dados levantados usou-se a Análise do Discurso sob a ótima de Michel Foucault (2009) para
analisar o corpus coletado, buscando compreender que tipos de discursos eram proferidos na
escola sobre gênero e sexualidade. Assim sendo, pode-se concluir que o espaço escolar se
constitui, através dos discursos, em dois espaços diferentes e paradoxais: o espaço do
Patriarcado, onde estão os discursos preconceituosos e conservadores, e o espaço da
Desconstrução, onde estão os discursos progressistas e que desconstroem discursos
preconceituosos. Esses dois espaços, existindo conjuntamente fazem com que o espaço da
escola se constitua como um espaço paradoxal, relacional e sempre aberto. (MASSEY, 2009,
SILVA, 2014).
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