dc.creator | Durgante, Flávia Rubiane | |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T09:56:51Z | |
dc.date.available | 2019-02-05T09:56:51Z | |
dc.date.issued | 2018-04-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15546 | |
dc.description.abstract | The present study approaches the construction of the scholar space through speeches of a
group of professors from a public school in Chapecó City, Santa Catarina State, about gender
and sexuality issues. The main purpose of this research is to comprehend how gender relations
and sexuality make up the scholar space and the way this space is affected by these relations,
since scholar space is surrounded by gender relations and, most of the time, these relations are
responsible for establishing paradoxes in the school environment. Research-Action
(THIOLLENT,1986) was the methodology used in this study that was provided through
twelve meetings with the group of professors from the chosen school. Firstly, those meetings
were only debates and discussions regarding the subject, then, later, the involved professors
started to participate of training moments aiming to reflect and clear their doubts, in
accordance with the methodology used in this research. As a way ofinterpreting collected
data, it has been used the Discourse Analysis method from the view of Michel Foucault
(2009) to analyze collected information in order to comprehend what types of speeches about
gender and sexuality were made at school. In doing sothrough speeches, the conclusion is that
the school environment is built of two different and paradoxical spaces: the Patriarch space,
composed by prejudiced and conservative speeches, and the Deconstruction space, composed
by progressive speeches that deconstruct prejudiced speeches. Both spaces, coexisting, make
the school environment a paradoxical, relational and open space.(MASSEY, 2009, SILVA,
2014). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geografia feminista | por |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject | Espaço escolar | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Feminist geography | eng |
dc.subject | Space | eng |
dc.subject | School space | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.title | A produção do espaço escolar pelos discursos de um grupo de docentes sobre as relações de gênero e sexualidade em Chapecó, Santa Catarina | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa traz uma abordagem sobre a construção do espaço escolar
através dos discursos de um grupo de professores de uma escola pública do município de
Chapecó, Santa Catarina, sobre os temas de gênero e sexualidade. Tem como objetivo
principal compreender de que forma as relações de gênero e as sexualidades compõem o
espaço escolar e como esse espaço é afetado por essas relações, pois o espaço escolar é
permeado pelas relações de gênero e, muitas vezes, são essas relações que estabelecem
paradoxos dentro da escola. A pesquisa teve como metodologia a Pesquisa-Ação
(THIOLLENT, 1986), com a realização de doze encontros com o grupo de professores e
professoras da escola pesquisada. Na metade do tempo, os encontros foram apenas de debates
e discussões acerca dos temas; já na segunda parte, os docentes pesquisados foram
convidados a participarem de momentos de formação para que pudessem refletir e tirar suas
dúvidas, conforme prevê também a metodologia utilizada. Como meio de interpretação dos
dados levantados usou-se a Análise do Discurso sob a ótima de Michel Foucault (2009) para
analisar o corpus coletado, buscando compreender que tipos de discursos eram proferidos na
escola sobre gênero e sexualidade. Assim sendo, pode-se concluir que o espaço escolar se
constitui, através dos discursos, em dois espaços diferentes e paradoxais: o espaço do
Patriarcado, onde estão os discursos preconceituosos e conservadores, e o espaço da
Desconstrução, onde estão os discursos progressistas e que desconstroem discursos
preconceituosos. Esses dois espaços, existindo conjuntamente fazem com que o espaço da
escola se constitua como um espaço paradoxal, relacional e sempre aberto. (MASSEY, 2009,
SILVA, 2014). | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Benhur Pinós da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6758952717155318 | por |
dc.contributor.referee1 | Rego, Nelson | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8058499651832918 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Joseli Maria | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417019499339673 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112219249123157 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |