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dc.creatorDurgante, Flávia Rubiane
dc.date.accessioned2019-02-05T09:56:51Z
dc.date.available2019-02-05T09:56:51Z
dc.date.issued2018-04-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15546
dc.description.abstractThe present study approaches the construction of the scholar space through speeches of a group of professors from a public school in Chapecó City, Santa Catarina State, about gender and sexuality issues. The main purpose of this research is to comprehend how gender relations and sexuality make up the scholar space and the way this space is affected by these relations, since scholar space is surrounded by gender relations and, most of the time, these relations are responsible for establishing paradoxes in the school environment. Research-Action (THIOLLENT,1986) was the methodology used in this study that was provided through twelve meetings with the group of professors from the chosen school. Firstly, those meetings were only debates and discussions regarding the subject, then, later, the involved professors started to participate of training moments aiming to reflect and clear their doubts, in accordance with the methodology used in this research. As a way ofinterpreting collected data, it has been used the Discourse Analysis method from the view of Michel Foucault (2009) to analyze collected information in order to comprehend what types of speeches about gender and sexuality were made at school. In doing sothrough speeches, the conclusion is that the school environment is built of two different and paradoxical spaces: the Patriarch space, composed by prejudiced and conservative speeches, and the Deconstruction space, composed by progressive speeches that deconstruct prejudiced speeches. Both spaces, coexisting, make the school environment a paradoxical, relational and open space.(MASSEY, 2009, SILVA, 2014).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeografia feministapor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFeminist geographyeng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectSchool spaceeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleA produção do espaço escolar pelos discursos de um grupo de docentes sobre as relações de gênero e sexualidade em Chapecó, Santa Catarinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa traz uma abordagem sobre a construção do espaço escolar através dos discursos de um grupo de professores de uma escola pública do município de Chapecó, Santa Catarina, sobre os temas de gênero e sexualidade. Tem como objetivo principal compreender de que forma as relações de gênero e as sexualidades compõem o espaço escolar e como esse espaço é afetado por essas relações, pois o espaço escolar é permeado pelas relações de gênero e, muitas vezes, são essas relações que estabelecem paradoxos dentro da escola. A pesquisa teve como metodologia a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1986), com a realização de doze encontros com o grupo de professores e professoras da escola pesquisada. Na metade do tempo, os encontros foram apenas de debates e discussões acerca dos temas; já na segunda parte, os docentes pesquisados foram convidados a participarem de momentos de formação para que pudessem refletir e tirar suas dúvidas, conforme prevê também a metodologia utilizada. Como meio de interpretação dos dados levantados usou-se a Análise do Discurso sob a ótima de Michel Foucault (2009) para analisar o corpus coletado, buscando compreender que tipos de discursos eram proferidos na escola sobre gênero e sexualidade. Assim sendo, pode-se concluir que o espaço escolar se constitui, através dos discursos, em dois espaços diferentes e paradoxais: o espaço do Patriarcado, onde estão os discursos preconceituosos e conservadores, e o espaço da Desconstrução, onde estão os discursos progressistas e que desconstroem discursos preconceituosos. Esses dois espaços, existindo conjuntamente fazem com que o espaço da escola se constitua como um espaço paradoxal, relacional e sempre aberto. (MASSEY, 2009, SILVA, 2014).por
dc.contributor.advisor1Costa, Benhur Pinós da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758952717155318por
dc.contributor.referee1Rego, Nelson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058499651832918por
dc.contributor.referee2Silva, Joseli Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417019499339673por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112219249123157por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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