Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPomnitz, Naila Cohen
dc.creatorSilva, Ilda Mariclei de Castro da
dc.date.accessioned2019-02-05T12:52:11Z
dc.date.available2019-02-05T12:52:11Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15555
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractAlthough we know that there are many challenges to overcome in school, such as disapproval, school dropout, students lack of interest, among others, if the management team draws action strategies that lead to good school management, this can be reversed. Thus, the purpose of the present work is to understand the mechanisms of action of a good school management, directed to the involvement of the students in activities / projects carried out by the school, as well as the a acceptance of the school environment by these, since it was based on a school in which these actions occur in practice and not only on paper. Its theoretical base is made up of authors such as Ferreira (2008) and Vieira (2005, 2007, 2009), which enrich the subject. The methodology used was based on bibliographic research and case study, with application of a questionnaire to the management team and to the students of the first year of high school. From the analysis of the pedagogical project and the questionnaires it was possible to identify the strategies of the school management that allow the students to feel motivated, to remain in the school and to remain active and involved. These are the various projects developed at the school, as well as a management team that excels at the involvement of students in the proposed activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação de qualidadepor
dc.subjectAções educativaspor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectQuality educationeng
dc.subjectEducational actionseng
dc.titleGestão escolar: desafios e estratégias para a permanência dos alunos na escolapor
dc.title.alternativeSchool management: challenges and strategies for student permanenceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEmbora saibamos que existem muitos desafios a serem superados no âmbito escolar, como reprovação, evasão escolar, desinteresse dos discentes, entre outros, se a equipe gestora traçar estratégias de ação que levem a uma boa gestão escolar, este quadro pode ser revertido. Assim, o presente trabalho tem por finalidade compreender os mecanismos de ação de uma boa gestão escolar, voltada para o envolvimento por parte dos alunos em atividades/projetos realizados pela escola, bem como a aceitação do ambiente escolar por parte destes, uma vez que o mesmo foi baseado em uma escola em que estas ações ocorrem na prática e não somente no papel. Sua base teórica é constituída de autores como Ferreira (2008) e Vieira (2005, 2007, 2009), os quais enriquecem o tema abordado. A metodologia utilizada foi embasada em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com aplicação de um questionário à equipe diretiva e aos alunos do primeiro ano do ensino médio. A partir da análise do projeto pedagógico e dos questionários foi possível identificar as estratégias da gestão escolar que propiciam que os alunos sintam-se motivados, permaneçam no educandário e mantenham-se ativos e envolvidos. São estas os diversos projetos desenvolvidos na escola, bem como uma equipe gestora que prima pelo envolvimento dos alunos nas atividades propostas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto