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dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorPhilippsen, Márcia Regina
dc.date.accessioned2019-02-05T13:24:49Z
dc.date.available2019-02-05T13:24:49Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15556
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents a study about the external evaluation of school performance and its impacts on pedagogical practice and educational management of public schools. The problem investigated was: What are the effects of external evaluations of school performance in pedagogical practice and school management in the understanding of teachers and managers of a municipal public school in Porto Alegre? The general objective was to identify the impacts of external evaluations on the understanding of teachers and school administrators of a municipal school in Porto Alegre. And as specific objectives: to identify and analyze what the teachers of the chosen school think about external evaluations about the learning of their students and to identify and analyze what the managers of the chosen school think about the impacts of external evaluations on school management. In the methodology the option was a qualitative approach, with interviews with 5th and 9th grade teachers and pedagogical coordinators. The case study was carried out in a public school in the northern area of Porto Alegre, RS. The analysis of the theme is supported by the questioning of the large-scale evaluations that have served to legitimize the actions of managerialist management of education. In the conclusions are pointed positive aspects of the Brazil Test as a form of diagnosis, without, however, contribute with qualitative changes in pedagogical practices or school management. The challenges of change for school management and the limitations of large scale assessments are discussed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectBrazil testeng
dc.subjectPublics schooleng
dc.titleAvaliação externa do desempenho escolar e seus impactos na prática pedagógica e na gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Porto Alegre (RS)por
dc.title.alternativeExternal evaluation of school performance and its impacts on pedagogical practice and school management: a case study at a public schools of Porto Alegre (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre avaliação externa do desempenho escolar e seus impactos na prática pedagógica e gestão educacional de escolas públicas. O objetivo geral foi identificar os impactos das avaliações externas na compreensão de professores e gestores escolares de uma escola municipal de Porto Alegre. E como objetivos específicos: identificar e analisar o que pensam os professores da escola escolhida acerca das avaliações externas sobre a aprendizagem de seus alunos e identificar e analisar o que pensam os gestores da escola escolhida, acerca dos impactos das avaliações externas na gestão escolar. Na metodologia a opção foi por uma abordagem qualitativa, com entrevistas com professores do 5º e 9º ano e coordenadores pedagógicos. O estudo de caso foi realizado em uma escola pública da zona norte de Porto Alegre, RS. A análise do tema está apoiada no questionamento das avaliações de larga escala que tem servido para legitimar as ações das gestões gerencialistas da educação. Nas conclusões são apontados aspectos positivos da Prova Brasil como forma de diagnóstico, sem no entanto, contribuir com mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas ou gestão escolar. São debatidos os desafios de mudança para a gestão escolar e as limitações das avaliações em larga escala.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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