Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorKoch, Simone Hack da Silva
dc.date.accessioned2019-02-05T13:59:21Z
dc.date.available2019-02-05T13:59:21Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15558
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph is the result of a research on the challenges and advances about the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the educational management at the city of Novo Hamburgo / RS in some elementary schools, in the municipal network.The general objective of this research was to identify how the TDIC implementation trajectory in the educational management at Novo Hamburgo / RS, in the period 2016-2018, has been taking shape, considering its challenges and advances. The objectives that guided the research, involved challenges and advances identifications on the TDIC use in educational management, the investigation of TDIC use in the school management process of the municipality of Novo Hamburgo and the analysis of the advances in educational management promoted by the use of new technologies. The chosen methodology is inserted in the qualitative perspective, using the case study method. The information was collected through the application of questionnaires in three (3) municipal schools and one sector of the city's education department. The analysis of the collected data had as presupposes authors such as: Alves (2014), Moran (2007), Ruiz and Camas (2014), Linassi (2015), among others. With the resuts obtained, it was possible to identify the advances regarding the insertion of the TDIC in the management process, as well as to identify challenges, mainly in what touches the formation, protagonism and sharing of the management processes between the schools and the education secretary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectTDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)por
dc.subjectEscola e culturapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleO uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na gestão educacional de Novo Hamburgo/RS: desafios e avançospor
dc.title.alternativeThe use of digital information and communication technologies in Novo Hamburgo/RS educational management: challenges and advanceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre os desafios e avanços do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na gestão educacional de algumas das escolas da rede municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. O objetivo geral da investigação foi identificar como vem se constituindo a trajetória de implementação das TDIC no âmbito da gestão educacional da cidade de Novo Hamburgo/RS, no período de 2016-2018, levando em consideração seus desafios e avanços. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa envolveram a identificação dos desafios e avanços do uso das TDIC na gestão educacional, a investigação o uso das TDIC no processo de gestão escolar do município de Novo Hamburgo e a análise dos avanços na gestão educacional promovidos pela utilização de novas tecnologias. A metodologia escolhida insere-se na perspectiva qualitativa, utilizando do método de estudo de caso. A coleta das informações se deu através da aplicação de questionários em três (3) escolas municipais e um setor da secretaria de educação da cidade. A análise dos dados coletados se deu em diálogo com os autores: Alves (2014), Moran (2007), Ruiz e Camas (2014), Linassi (2015), entre outros. Através dos resultados obtidos, foi possível identificar os avanços quanto a inserção das TDIC no processo de gestão, como também identificar desafios principalmente no que tangem a formação, protagonismo e compartilhamento dos processos de gestão entre as escolas e a secretaria de educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto