dc.contributor.advisor | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator | Koch, Simone Hack da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T13:59:21Z | |
dc.date.available | 2019-02-05T13:59:21Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15558 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This monograph is the result of a research on the challenges and advances about
the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the
educational management at the city of Novo Hamburgo / RS in some elementary
schools, in the municipal network.The general objective of this research was to
identify how the TDIC implementation trajectory in the educational management at
Novo Hamburgo / RS, in the period 2016-2018, has been taking shape, considering
its challenges and advances. The objectives that guided the research,
involved challenges and advances identifications on the TDIC use in educational
management, the investigation of TDIC use in the school management process of
the municipality of Novo Hamburgo and the analysis of the advances in educational
management promoted by the use of new technologies. The chosen methodology is
inserted in the qualitative perspective, using the case study method. The information
was collected through the application of questionnaires in three (3) municipal schools
and one sector of the city's education department. The analysis of the collected data
had as presupposes authors such as: Alves (2014), Moran (2007), Ruiz and Camas
(2014), Linassi (2015), among others. With the resuts obtained, it was possible to
identify the advances regarding the insertion of the TDIC in the management process,
as well as to identify challenges, mainly in what touches the formation, protagonism
and sharing of the management processes between the schools and the education
secretary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Escola e cultura | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na gestão educacional de Novo Hamburgo/RS: desafios e avanços | por |
dc.title.alternative | The use of digital information and communication technologies in Novo Hamburgo/RS educational management: challenges and advances | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre os desafios e avanços do uso
das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na gestão educacional
de algumas das escolas da rede municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. O
objetivo geral da investigação foi identificar como vem se constituindo a trajetória de
implementação das TDIC no âmbito da gestão educacional da cidade de Novo
Hamburgo/RS, no período de 2016-2018, levando em consideração seus desafios e
avanços. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa envolveram a
identificação dos desafios e avanços do uso das TDIC na gestão educacional, a
investigação o uso das TDIC no processo de gestão escolar do município de Novo
Hamburgo e a análise dos avanços na gestão educacional promovidos pela
utilização de novas tecnologias. A metodologia escolhida insere-se na perspectiva
qualitativa, utilizando do método de estudo de caso. A coleta das informações se
deu através da aplicação de questionários em três (3) escolas municipais e um setor
da secretaria de educação da cidade. A análise dos dados coletados se deu em
diálogo com os autores: Alves (2014), Moran (2007), Ruiz e Camas (2014), Linassi
(2015), entre outros. Através dos resultados obtidos, foi possível identificar os
avanços quanto a inserção das TDIC no processo de gestão, como também
identificar desafios principalmente no que tangem a formação, protagonismo e
compartilhamento dos processos de gestão entre as escolas e a secretaria de
educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |