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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorJaeger, Caroline de Andrade
dc.date.accessioned2019-02-05T14:52:14Z
dc.date.available2019-02-05T14:52:14Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15560
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractFaced with the many political and social transformations that have taken place over the years, and which had a direct impact on the educational management configurations, its administrative character, until then based on the director's supremacy, gave way to the concept of management, defined in a democratic perspective with the aim of promoting higher quality of the educational institution. However, this approach is not always easily developed, because not all the stakeholders involved can actually understand the processes that involve an institution, its problems and challenges, and contribute to important decisions through a superficial look at the scenario. Given that, the idea arises of linking school management to gamification, since a gamified proposal has the capacity to promote the engagement, collaboration and cooperation of the subjects, making them protagonists of the whole educational process. In view of these aspects, this work seeks to problematize the unfolding of a conception based on the connection of gamification to educational management. As a guideline of this research, it presents the following problematic: How does gamification contribute to school management processes from a team engagement perspective? In its general objective, it is sought to understand the possibilities of the gamification integrated to the context of the school management, in order to allow the engagement of the management team. For this, a methodology of a qualitative nature, of an applied nature, based on bibliographic studies is used, which aims to contribute to a reflection about the possibilities that this fusion can provide to the quality of school management. In the end, the research was able to identify the effectiveness of this approach in the field of School Management, concluding that it could contribute significantly to the engagement of the school community, stimulating the cooperation and collaboration of the group, who come to perceive the needs of the school through the immersion that games enable, seeking effective solutions to each problem encountered, with technology as allied to this process. Public educational policies guarantee that democratic principles should be put into practice in the day to day of schools, through the participation of the school community in decision making. And for this, it was realized that gamification has much to contribute, allowing a better understanding of the needs of the institution, seeking effective solutions in a collective and collaborative wayeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectEngagementeng
dc.subjectCollaborationeng
dc.subjectCooperationeng
dc.titleA gamificação como aliada à gestão educacionalpor
dc.title.alternativeGaming as a partner to educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante das diversas transformações políticas e sociais que ocorreram ao longo dos anos e, que impactaram diretamente nas configurações da gestão da educação, o seu caráter administrativo, até então pautado na supremacia do diretor, deu lugar ao conceito de gestão, definida em uma perspectiva democrática com o intuito de promover maior qualidade da instituição de ensino. Porém, nem sempre essa abordagem é facilmente desenvolvida, pois nem todos os sujeitos envolvidos conseguem compreender de fato os processos que envolvem uma instituição, suas problemáticas e desafios, passando a contribuir com decisões importantes através de um olhar superficial sobre o cenário. Desse modo, surge a ideia de unir a gestão escolar à gamificação, visto que uma proposta gamificada tem a capacidade de promover o engajamento, a colaboração e a cooperação dos sujeitos, tornando-os protagonistas de todo o processo educacional. Tendo em vista esses aspectos, esse trabalho busca problematizar o desdobramento de uma concepção pautada na conexão da gamificação à gestão educacional. Como fio condutor dessa pesquisa, apresenta a seguinte problemática: Como a gamificação contribui para os processos de gestão escolar numa perspectiva de engajamento em equipe? Em seu objetivo geral, busca-se compreender as possibilidades da gamificação integrada ao contexto da gestão escolar, de maneira a propiciar o engajamento da equipe gestora. Para isso, utiliza-se metodologia de cunho qualitativo, de natureza aplicada, pautada em estudos bibliográficos que visam colaborar para uma reflexão acerca das possibilidades que essa fusão pode proporcionar à qualidade da gestão escolar. Ao final, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da Gestão Escolar, concluindo-se que ela poderia contribuir de forma significativa para o engajamento da comunidade escolar, estimulando a cooperação e a colaboração do grupo, que passam a perceber as necessidades da escola por meio da imersão que os games possibilitam, buscando soluções efetivas para cada problema encontrado, tendo a tecnologia como aliada a esse processo. Políticas públicas educacionais garantem que os princípios democráticos devem ser colocados em prática no dia a dia das escolas, através da participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. E para isso, percebeu-se que gamificação tem muito a contribuir, permitindo que se compreenda melhor as necessidades da instituição, buscando soluções efetivas de forma coletiva e colaborativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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