dc.contributor.advisor | Costa, Joacir Marques da | |
dc.creator | Jaeger, Caroline de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T14:52:14Z | |
dc.date.available | 2019-02-05T14:52:14Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15560 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Faced with the many political and social transformations that have taken place over
the years, and which had a direct impact on the educational management
configurations, its administrative character, until then based on the director's
supremacy, gave way to the concept of management, defined in a democratic
perspective with the aim of promoting higher quality of the educational institution.
However, this approach is not always easily developed, because not all the
stakeholders involved can actually understand the processes that involve an
institution, its problems and challenges, and contribute to important decisions through
a superficial look at the scenario. Given that, the idea arises of linking school
management to gamification, since a gamified proposal has the capacity to promote
the engagement, collaboration and cooperation of the subjects, making them
protagonists of the whole educational process. In view of these aspects, this work
seeks to problematize the unfolding of a conception based on the connection of
gamification to educational management. As a guideline of this research, it presents
the following problematic: How does gamification contribute to school management
processes from a team engagement perspective? In its general objective, it is sought
to understand the possibilities of the gamification integrated to the context of the
school management, in order to allow the engagement of the management team. For
this, a methodology of a qualitative nature, of an applied nature, based on
bibliographic studies is used, which aims to contribute to a reflection about the
possibilities that this fusion can provide to the quality of school management. In the
end, the research was able to identify the effectiveness of this approach in the field of
School Management, concluding that it could contribute significantly to the
engagement of the school community, stimulating the cooperation and collaboration
of the group, who come to perceive the needs of the school through the immersion
that games enable, seeking effective solutions to each problem encountered, with
technology as allied to this process. Public educational policies guarantee that
democratic principles should be put into practice in the day to day of schools, through
the participation of the school community in decision making. And for this, it was
realized that gamification has much to contribute, allowing a better understanding of
the needs of the institution, seeking effective solutions in a collective and collaborative way | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Engajamento | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | Engagement | eng |
dc.subject | Collaboration | eng |
dc.subject | Cooperation | eng |
dc.title | A gamificação como aliada à gestão educacional | por |
dc.title.alternative | Gaming as a partner to educational management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante das diversas transformações políticas e sociais que ocorreram ao longo dos
anos e, que impactaram diretamente nas configurações da gestão da educação, o
seu caráter administrativo, até então pautado na supremacia do diretor, deu lugar ao
conceito de gestão, definida em uma perspectiva democrática com o intuito de
promover maior qualidade da instituição de ensino. Porém, nem sempre essa
abordagem é facilmente desenvolvida, pois nem todos os sujeitos envolvidos
conseguem compreender de fato os processos que envolvem uma instituição, suas
problemáticas e desafios, passando a contribuir com decisões importantes através
de um olhar superficial sobre o cenário. Desse modo, surge a ideia de unir a gestão
escolar à gamificação, visto que uma proposta gamificada tem a capacidade de
promover o engajamento, a colaboração e a cooperação dos sujeitos, tornando-os
protagonistas de todo o processo educacional. Tendo em vista esses aspectos, esse
trabalho busca problematizar o desdobramento de uma concepção pautada na
conexão da gamificação à gestão educacional. Como fio condutor dessa pesquisa,
apresenta a seguinte problemática: Como a gamificação contribui para os processos
de gestão escolar numa perspectiva de engajamento em equipe? Em seu objetivo
geral, busca-se compreender as possibilidades da gamificação integrada ao
contexto da gestão escolar, de maneira a propiciar o engajamento da equipe
gestora. Para isso, utiliza-se metodologia de cunho qualitativo, de natureza aplicada,
pautada em estudos bibliográficos que visam colaborar para uma reflexão acerca
das possibilidades que essa fusão pode proporcionar à qualidade da gestão escolar.
Ao final, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da
Gestão Escolar, concluindo-se que ela poderia contribuir de forma significativa para
o engajamento da comunidade escolar, estimulando a cooperação e a colaboração
do grupo, que passam a perceber as necessidades da escola por meio da imersão
que os games possibilitam, buscando soluções efetivas para cada problema
encontrado, tendo a tecnologia como aliada a esse processo. Políticas públicas
educacionais garantem que os princípios democráticos devem ser colocados em
prática no dia a dia das escolas, através da participação da comunidade escolar nas
tomadas de decisões. E para isso, percebeu-se que gamificação tem muito a
contribuir, permitindo que se compreenda melhor as necessidades da instituição,
buscando soluções efetivas de forma coletiva e colaborativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |