Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorPereira, Paula Lidiane Cezar
dc.date.accessioned2019-02-05T15:06:24Z
dc.date.available2019-02-05T15:06:24Z
dc.date.issued2018-08-23
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15561
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this work was to know the scientific production in the area of pedagogical management in an institution of Higher Education, referring to the management theme, in an attempt to identify pedagogical strategies that are being carried out for the target audience of special education. It is a qualitative study of the bibliographic type. Based on the content analysis by the technique of thematic categories (Bardin, 2010), it was found that in the institutional documents, as well as in the selected scientific works, data were found to ensure the inclusion of the target audience of Special Education in Higher Education. The presence of these data, however, does not confer the full participation of these people in the learning spaces, considering that, for learning, pedagogical strategies need to be developed and implemented continuously. In conclusion, the guarantee of educational inclusion in university spaces depends to a great extent on the management processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPúblico-alvo da educação especialpor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectTarget audience of special educationeng
dc.titleGestão: inclusão no ensino superior frente ao público-alvo da educação especialpor
dc.title.alternativeManagement: inclusion in higher education facing the target audience of special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi conhecer a produção científica na área da gestão pedagógica em uma instituição de Ensino Superior, referente à temática da gestão, na tentativa de identificar estratégias pedagógicas que vêm sendo realizadas para o público-alvo da educação especial. É um estudo qualitativo do tipo bibliográfico. Com os achados da pesquisa, constatou-se, a partir da análise de conteúdo pela técnica de categorias temáticas (Bardin, 2010), que tanto nos documentos institucionais, quanto nos trabalhos científicos selecionados, foram encontrados dados voltados a garantir a inclusão do público alvo da Educação Especial no Ensino Superior. A presença desses dados, entretanto, não confere a plena participação dessas pessoas nos espaços de aprendizagem, considerando que, para a aprendizagem, as estratégias pedagógicas precisam ser desenvolvidas e implementadas continuamente. Em conclusão, a garantia da inclusão educacional, nos espaços universitários, depende, em grande medida, dos processos de gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto