Tutoria no curso de pedagogia a distância: construção de sentidos e saberes sobre a ação pedagógica
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Data
2018-10-08Autor
Heman, Marília Rodrigues Lopes
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Esta pesquisa trata-se da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão
Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tem como temática central o protagonismo dos
tutores nas ações pedagógicas do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil
(UAB/UFSM). Considerando o balizamento das políticas públicas para esta modalidade, o estudo
analisa se o trabalho desenvolvido pelos tutores do Curso de Pedagogia UAB/UFSM qualifica sua
ação pedagógica e a produção de novos saberes. Além disto, procura articular o campo de saberes,
os processos formativos e a consolidação do exercício da tutoria através da escuta dos sujeitos e do
estudo da legislação vigente. Abrange tutores a distância vinculados ao curso no ano de 2017 e
possui as seguintes questões de pesquisa: O trabalho dos tutores do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, a partir do balizamento das políticas públicas para a modalidade a distância, qualifica a
ação pedagógica e a produção de novos saberes? Como as políticas públicas de Educação a
Distância no país regulamentam a atuação do tutor, no âmbito da UAB? De que forma os sujeitos
envolvidos avaliam limites e possibilidades em sua atuação como tutores do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM? Que proposições podem ser feitas, a partir deste estudo, para qualificar a ação
pedagógica dos tutores a distância? Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa (MINAYO,
2004; REZENDE, 1994), realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados
emergiram dos relatórios apresentados pelos tutores em exercício no Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, no primeiro semestre de 2017. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se o suporte
teórico de autores tais como Veiga (2004), Santos (2017), Nogueira (2016), Petters (2004), Mill (2012)
e Behar (2009), além da legislação educacional que trata sobre a temática. A partir da análise e
discussão dos dados podemos inferir que o conceito de docência implica os saberes e as estratégias
da modalidade a distância no sistema educacional, de forma a operar na ordenação da formação que
atravessa os sujeitos e têm como efeito tais processos de subjetivação, alicerçados num “modo de
ser”: a ação pedagógica. A partir da análise e discussão dos dados foram apresentadas sugestões
que possam qualificar a ação pedagógica dos tutores a distância favorecendo, assim, a produção de
novos sentidos e saberes.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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