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dc.contributor.advisorMartinez, Lucas da Silva
dc.creatorRadtke, Margarete Eliane Schütz
dc.date.accessioned2019-02-07T12:39:35Z
dc.date.available2019-02-07T12:39:35Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15568
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present monograph of specialization in Educational Management of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) has as subjects Democratic School Management and Political-Pedagogical Project (PPP). It aims to analyze the Political-Pedagogical Project of a Municipal School of Três Passos/RS, considering the relevance of the document to the school community. The research has a qualitative approach through the analysis of the PPP and distribution of questionnaires to students, parents, teachers and employees. The theoretical basis is organized from two axes: democratic management, from Lück et al., (2000), Gutierrez and Catani (2013), Libâneo, Oliveira and Toschi (2012), among others; and Political-Pedagogical Project, from Veiga (2013), Santiago (2013), Neves (2013) and others. The research made it possible to understand that there is a lack of participation of all the segments in the educational process, lack of knowledge about the PPP by parents and students. It was understood that school management needs to persist and seek more and more the participation of the school community, to think of the students as the main co-authors of their walk and parents as followers of the school, who help, participate, opinion, and with this, helping the pedagogical framework to develop projects and learning with greater meaning and understanding. As Veiga (2003) says, in order to develop participative management, whose responsibilities are distributed, it is a condition for strengthening the members' bonds with the institution and with the proposed work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleAnálise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RSpor
dc.title.alternativeAnalysis of the political-pedagogical project of a municipal school of Três Passos/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM) tem como temas Gestão Escolar Democrática e Projeto Político-Pedagógico (PPP). Objetiva analisar o Projeto Político-Pedagógico de uma escola Municipal de Três Passos/RS, considerando a relevância do documento para a comunidade escolar. A pesquisa tem abordagem qualitativa através da análise do PPP e distribuição de questionários a alunos, pais, professores e funcionários. A fundamentação teórica é organizada a partir de dois eixos: gestão democrática, a partir de Lück et al., (2000), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) entre outros; e Projeto Político-Pedagógico, a partir de Veiga (2013), Santiago (2013), Neves (2013) entre outros. A pesquisa permitiu compreender que existe falta de participação de todos os segmentos no processo educativo escolar, falta de conhecimento acerca do PPP por pais e estudantes. Compreendeu-se que a gestão escolar precisa ter persistência e buscar cada vez mais a participação da comunidade escolar, pensar nos alunos como os principais coautores de sua caminhada e os pais como seguidores da escola, que ajudam, participam, opinem, e com isto, auxiliar o quadro pedagógico a desenvolver projetos e aprendizagem com maior sentido e entendimento. Como diz Veiga (2003), para desenvolver uma gestão participativa, cujas responsabilidades são distribuídas, é condição para fortalecer vínculos dos membros com a instituição e com o trabalho proposto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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