Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartinez, Lucas da Silva
dc.creatorGärtner, Karine Sott
dc.date.accessioned2019-02-07T13:14:09Z
dc.date.available2019-02-07T13:14:09Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15569
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work has as a research theme the democratic management and the participation of the school community in the identification and resolution of problems. The objective is to promote a space of action-reflection for the strengthening of the democratic management of the School of Special Education São Francisco de Assis. The research, inspired by the pedagogical intervention, seeks to promote the participation of the school community, to identify situations of everyday school life and to think about proposals for collaborative resolutions. Qualitative research was carried out in the special education school involving the participation of those involved in the context. For this work, the authors' bibliographies were used mainly: Paro, Libâneo, Oliveira, Toschi, Filippin (2013) and Lück (2009) among other. It concludes that through work, the institution tries to develop a democratic and participatory management, calling the school community to participate. In order to obtain support for this affirmation, the activity of the Participatory Planning was carried out and then evaluation of this. Parental participation and institutional organization (receipt of decisions and news by all) are the two major situations to be resolved, based on the guidelines of Participatory Planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPlanejamento participativopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectParticipatory planningeng
dc.titleGestão democrática e a participação da comunidade escolar na identificação e resolução de problemaspor
dc.title.alternativeThe challenges and perspectives of community participation in the democratic management of children's education schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema de pesquisa a gestão democrática e a participação da comunidade escolar na identificação e resolução de problemas. O objetivo é promover um espaço de ação-reflexão para o fortalecimento da gestão democrática da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis. A pesquisa, inspirada na intervenção pedagógica busca promover a participação da comunidade escolar, identificar situações do cotidiano escolar e pensar propostas de resoluções colaborativas. A pesquisa de cunho qualitativo aconteceu na escola de educação especial envolvendo a participação dos envolvidos no contexto. Para este trabalho, foram usados principalmente as bibliografias dos autores: Paro (2009), Libâneo, Oliveira, Toschi (2013) Filippin (2013) e Lück (2009) entre outros. Conclui-se que através do trabalho, a instituição tenta desenvolver uma gestão democrática e participativa, chamando a comunidade escolar para participar. Para fim de obter subsídios para esta afirmação, realizou-se a atividade do Planejamento Participativo e posteriormente avaliação desta. A participação dos pais e a organização institucional (recebimento das decisões e notícias por todos) são as duas maiores situações a serem resolvidas, a partir dos encaminhamentos do Planejamento Participativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto