Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartinez, Lucas da Silva
dc.creatorWeber, Neide Carlise
dc.date.accessioned2019-02-07T14:42:22Z
dc.date.available2019-02-07T14:42:22Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15572
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work of monographic research is a product of the Specialization Course in Educational Management, in the distance modality, of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and has as its theme the role of pedagogical coordinator and democratic school management. The objective of the research is to understand the role, importance and attributions of the Pedagogical Coordinator in the context of Democratic School Management. The methodology adopted is composed by the qualitative approach, with field research and as an instrument for data production the interview. This study is based on two themes: Democratic management, based on Libâneo (1996), Lück (2008), Klippel and Wittmann (2010) and others; pedagogical coordination, based on Oliveira and Guimarães (2013), Placco and Souza (2012), Barros and Eugenio (2014), among others. Based on the interviews, the analysis was made from three categories, namely: “The professional identity of the pedagogical coordinator”; “The challenges of practice” and “Pedagogical coordination and the relationship with democratic school management”. As a conclusion we realize that advances are needed in the delimitation of the tasks of pedagogical coordination, hence also in working conditions. Nevertheless, we emphasize the important role of articulator that develops the pedagogical coordinator, allowing this professional, the articulation for the accomplishment of a more democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectPedagogical coordinatoreng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.titleO papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão escolar democrática em Nova Candelária/RSpor
dc.title.alternativeThe role of the pedagogical coordinator in the context of school democratic management in New Candelária/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa monográfica é produto do curso de Especialização em Gestão Educacional, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema o papel do coordenador pedagógico e a gestão escolar democrática. O objetivo da pesquisa é compreender qual o papel, importância e atribuições do Coordenador Pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática. A metodologia adotada é composta pela abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e como instrumento para produção de dados a entrevista. Este estudo fundamenta-se em dois temas: Gestão democrática, com base em Libâneo (1996), Lück (2008), Klippel e Wittmann (2010) e outros; coordenação pedagógica, com base em Oliveira e Guimarães (2013), Placco e Souza (2012), Barros e Eugenio (2014), entre outros. Com base nas entrevistas, a análise foi feita a partir de três categorias, a saber: “A identidade profissional do coordenador pedagógico”; “Os desafios da prática” e “A coordenação pedagógica e a relação com a gestão escolar democrática”. Como conclusão percebemos que são necessários avanços na delimitação das incumbências da coordenação pedagógica, logo, também nas condições de trabalho. Ainda assim, ressaltamos o papel importante de articulador que desenvolve o coordenador pedagógico, permitindo a este profissional, a articulação para a efetivação de uma gestão mais democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto