dc.contributor.advisor | Martinez, Lucas da Silva | |
dc.creator | Müller, Franciele Aline | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T14:56:21Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T14:56:21Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15574 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work of monographic research is a product of the Specialization Course in Educational Management, in the distance modality, of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and has as its themes the democratic school management and the choice of school leaders. The objective is to discuss the choice of principals as a mechanism of democratic school management. The methodology adopted is the qualitative approach through theoretical study, through the reading of theoretical references in books, scientific articles of events or periodicals. This study is based on two themes: democratic management and participation based on Mello (2015), Lück (2008), Paro (2006) and others; and choice of school leaders, based on Silva (2006), Dourado (2011) among others. On the basis of the readings made, it was sought to base and deepen the studies about the process of choosing school leaders in the city of Três Passos/RS, in order to contextualize the selection process, as well as its relationship with participative democratic management, in search for quality in education. Quality that happens when school and community create bonds and strive for the same goals. As a conclusion we realize that the indication by the public power, current model of choice of leader does not take into account the interests of the school community. The direct election of principals, the model that most closely approximates democratic management as we know it does not guarantee democracy, but it is a mechanism for it to happen. Direct election by the school community is the beginning and not the end of the democratic process, along with other democratic management mechanisms such as the school council. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escolha de diretores | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Choice of principals | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Apontamentos sobre a gestão democrática e a escolha de dirigentes escolares | por |
dc.title.alternative | Key points on democratic management and the choice of school leaders | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa monográfica é produto do curso de Especialização em Gestão Educacional, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por temas a gestão escolar democrática e a escolha de dirigentes escolares. O objetivo é discutir a escolha de diretores como mecanismo da gestão escolar democrática. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa através do estudo teórico, através da leitura de referências teóricas em livros, artigos científicos de eventos ou periódicos. Este estudo fundamenta-se em dois temas: gestão democrática e participação com base em Mello (2015), Lück (2008), Paro (2006) e outros; e escolha de dirigentes escolares, com base em Silva (2006), Dourado (2011) entre outros. Com base nas leituras realizadas buscou-se fundamentar e aprofundar os estudos acerca do processo de escolha de dirigentes escolares no município de Três Passos/RS, a fim de contextualizar o processo de escolha, bem como, sua relação com a gestão democrática participativa, em busca de qualidade na educação. Qualidade essa, que acontece quando escola e comunidade criam vínculos e lutam pelos mesmos objetivos. Como conclusão percebemos que a indicação pelo poder público, modelo vigente de escolha de dirigente não leva em consideração os interesses da comunidade escolar. A eleição direta de diretores, modelo que mais se aproxima da gestão democrática como conhecemos não garante a democracia, mas é um mecanismo para que ela aconteça. A eleição direta pela comunidade escolar é o início e não o fim do processo democrático, aliado a outros mecanismos de gestão democrática como o conselho escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |