dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Rosa Neta, Maria Emília da | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T11:02:30Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T11:02:30Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15576 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study aims to understand how the democratic management in the school environment is
given and thus to understand the challenges and possibilities faced by the managers to make it
effective. Having as a research problem the following question to be answered: How can
Democratic Management help in the construction of a higher quality education in a
kindergarten? In this way, the general objective of this research is to identify the challenges and
the possibilities for the implementation of a Democratic Management in the school context of a
School of Early Childhood Education. Having as specific objectives to verify the importance of
the Political Pedagogical Project as a mechanism for democratic management and for the
elaboration of constructive practices for Early Childhood Education; identify the actions and
mechanisms that confirm democratic management in the target school; and point out the
challenges faced by school management in order to implement participatory democratic
management. The methodology used was the qualitative research through approaches carried
out through bibliographical research and action research, having as an instrument of research
the interview with the directive team, with three teachers and three mothers of students of the
EMEI Cantinho da Alegria. Along the text, reports of experiences that have occurred in the
school context are described, highlighting the perspective of participatory democratic
management that aims the active participation of the whole school community to contribute to
the construction of a better school and an equal education. The paper describes the importance
of understanding the meaning of Education Management linked to the participative attendance
of the school community. Moreover, to define and promote strategies and actions that
demonstrate the importance of applying a coherent and responsible management focused on
the interests of parents, teachers and employees seeking to meet the needs and peculiarities of
each through cooperative actions, where everyone has an active voice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão democrática numa escola de educação infantil: desafios e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Democratic management in a kindergarten school: challenges and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou compreender como se dá a gestão democrática no âmbito escolar e
assim perceber quais são os desafios e as possibilidades enfrentados pelos gestores para a
efetivação da mesma. Tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta a ser
respondida: como a Gestão Democrática pode auxiliar na construção de uma educação com
mais qualidade em uma escola de educação infantil? Desta maneira, o objetivo geral desta
pesquisa é identificar os desafios e as possibilidades para a implantação de uma Gestão
Democrática no contexto escolar de uma escola de Educação Infantil. Tendo como objetivos
específicos, verificar qual a importância do Projeto Político Pedagógico como um mecanismo
de gestão democrática e para elaboração de práticas construtivas para a Educação Infantil;
Identificar as ações e mecanismos que confirmam a gestão democrática na escola a ser
investigada e apontar os desafios enfrentados pela gestão escolar para implantar uma gestão
democrática participativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de
abordagens realizadas através da pesquisa bibliográfica e pesquisa ação, tendo como
instrumento de pesquisa a entrevista com a equipe diretiva, com três professoras e três mães
de alunos da EMEI Cantinho da Alegria e traz ao longo do texto relatos de experiências
ocorridas no âmbito escolar na perspectiva de uma gestão democrática participativa que visa à
participação ativa de toda a comunidade escolar para contribuir com a construção de uma
escola melhor e com uma educação mais igualitária. O trabalho descreve a importância de
compreender o significado da Gestão da Educação atrelado ao atendimento participativo da
comunidade escolar, bem como definir e promover estratégias e ações que demonstrem a
importância de se aplicar uma gestão coerente e responsável voltada para os interesses dos
pais, alunos, professoras e funcionários buscando atender as necessidades e peculiaridades
de cada um por meio de ações conjuntas, onde todos têm voz ativa o que de fato se concluiu
com a realização da pesquisa pois concluiu se que a comunidade escolar embora não conheça
bem os princípios da gestão democrática reconhece a importância da mesma para a escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |