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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorRosa Neta, Maria Emília da
dc.date.accessioned2019-02-08T11:02:30Z
dc.date.available2019-02-08T11:02:30Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15576
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aims to understand how the democratic management in the school environment is given and thus to understand the challenges and possibilities faced by the managers to make it effective. Having as a research problem the following question to be answered: How can Democratic Management help in the construction of a higher quality education in a kindergarten? In this way, the general objective of this research is to identify the challenges and the possibilities for the implementation of a Democratic Management in the school context of a School of Early Childhood Education. Having as specific objectives to verify the importance of the Political Pedagogical Project as a mechanism for democratic management and for the elaboration of constructive practices for Early Childhood Education; identify the actions and mechanisms that confirm democratic management in the target school; and point out the challenges faced by school management in order to implement participatory democratic management. The methodology used was the qualitative research through approaches carried out through bibliographical research and action research, having as an instrument of research the interview with the directive team, with three teachers and three mothers of students of the EMEI Cantinho da Alegria. Along the text, reports of experiences that have occurred in the school context are described, highlighting the perspective of participatory democratic management that aims the active participation of the whole school community to contribute to the construction of a better school and an equal education. The paper describes the importance of understanding the meaning of Education Management linked to the participative attendance of the school community. Moreover, to define and promote strategies and actions that demonstrate the importance of applying a coherent and responsible management focused on the interests of parents, teachers and employees seeking to meet the needs and peculiarities of each through cooperative actions, where everyone has an active voice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática numa escola de educação infantil: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeDemocratic management in a kindergarten school: challenges and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender como se dá a gestão democrática no âmbito escolar e assim perceber quais são os desafios e as possibilidades enfrentados pelos gestores para a efetivação da mesma. Tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta a ser respondida: como a Gestão Democrática pode auxiliar na construção de uma educação com mais qualidade em uma escola de educação infantil? Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é identificar os desafios e as possibilidades para a implantação de uma Gestão Democrática no contexto escolar de uma escola de Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos, verificar qual a importância do Projeto Político Pedagógico como um mecanismo de gestão democrática e para elaboração de práticas construtivas para a Educação Infantil; Identificar as ações e mecanismos que confirmam a gestão democrática na escola a ser investigada e apontar os desafios enfrentados pela gestão escolar para implantar uma gestão democrática participativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de abordagens realizadas através da pesquisa bibliográfica e pesquisa ação, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista com a equipe diretiva, com três professoras e três mães de alunos da EMEI Cantinho da Alegria e traz ao longo do texto relatos de experiências ocorridas no âmbito escolar na perspectiva de uma gestão democrática participativa que visa à participação ativa de toda a comunidade escolar para contribuir com a construção de uma escola melhor e com uma educação mais igualitária. O trabalho descreve a importância de compreender o significado da Gestão da Educação atrelado ao atendimento participativo da comunidade escolar, bem como definir e promover estratégias e ações que demonstrem a importância de se aplicar uma gestão coerente e responsável voltada para os interesses dos pais, alunos, professoras e funcionários buscando atender as necessidades e peculiaridades de cada um por meio de ações conjuntas, onde todos têm voz ativa o que de fato se concluiu com a realização da pesquisa pois concluiu se que a comunidade escolar embora não conheça bem os princípios da gestão democrática reconhece a importância da mesma para a escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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