Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorVontroba, Cristina Ribeiro
dc.date.accessioned2019-02-08T11:21:17Z
dc.date.available2019-02-08T11:21:17Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15577
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present monography work has as the thematic: The challenges of school management on democracy construction of pedagogical project in an elementary municipal public school of Tenente Portela, RS; looking for verify what are the challenges of school management in front of democracy perspective and how it happens in the process of (re) construction of its pedagogical project. To answer this problem the specific objectives were: to know the management profile of the school; to understand how the process of the (re) construction of the school’s Pedagogical Project occurs. The theoretical foundation presents a little about School Management in Brazil; and Pedagogical project: concept and importance of the participation of all. The research had a qualitative approach, being characterized as bibliographic and case study. The instrument of data collection was a questionnaire answered by the school managers. In the analysis of the data was performed content analysis. The results of the research made it possible to recognize that school management organizes mechanisms to allow the participation of the school community in the process of (re) construction of its Pedagogical Project, characterizing itself with participatory democratic profile. It is considered that the challenges faced by school management are related to the need to mobilize and empower the community to participate. It is hoped that this research will contribute to the debate about the theme that is very relevant in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleOs desafios da gestão escolar na construção democrática do projeto pedagógico em uma escola pública municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RSpor
dc.title.alternativeThe challenges of school management on democracy construction of pedagogical project in an elementary municipal public school of Tenente Portela, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia tem como temática: Os desafios da gestão escolar na construção democrática do Projeto Pedagógico em uma escola pública municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RS; buscando compreender quais os desafios da gestão escolar frente à perspectiva democrática e como acontece na prática o processo de (re) construção do seu projeto pedagógico. Para responder esta problemática os objetivos específicos foram: Conhecer o perfil de gestão da escola; Compreender como ocorre o processo de (re) construção do Projeto Pedagógico da escola. A fundamentação teórica apresenta Um pouco sobre a Gestão Escolar no Brasil; e Projeto Pedagógico: conceito e importância da participação de todos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, se caracterizando como bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido pelos gestores da escola. Na análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa possibilitaram reconhecer que a gestão da escola organiza mecanismos para possibilitar a participação da comunidade escolar no processo de (re) construção do seu Projeto Pedagógico, caracterizando-se com perfil democrático participativo. Considera-se que os desafios enfrentados pela gestão escolar são referentes à necessidade de mobilizar e capacitar a comunidade para efetivar sua participação. Espera-se com esta pesquisa contribuir no debate sobre o tema que é muito relevante no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto