dc.contributor.advisor | Hennicka, Micheli Daiani | |
dc.creator | Vontroba, Cristina Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T11:21:17Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T11:21:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15577 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present monography work has as the thematic: The challenges of school
management on democracy construction of pedagogical project in an elementary
municipal public school of Tenente Portela, RS; looking for verify what are the
challenges of school management in front of democracy perspective and how it
happens in the process of (re) construction of its pedagogical project. To answer this
problem the specific objectives were: to know the management profile of the school;
to understand how the process of the (re) construction of the school’s Pedagogical
Project occurs. The theoretical foundation presents a little about School Management
in Brazil; and Pedagogical project: concept and importance of the participation of all.
The research had a qualitative approach, being characterized as bibliographic and
case study. The instrument of data collection was a questionnaire answered by the
school managers. In the analysis of the data was performed content analysis. The
results of the research made it possible to recognize that school management
organizes mechanisms to allow the participation of the school community in the
process of (re) construction of its Pedagogical Project, characterizing itself with
participatory democratic profile. It is considered that the challenges faced by school
management are related to the need to mobilize and empower the community to
participate. It is hoped that this research will contribute to the debate about the theme
that is very relevant in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Pedagogical project | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar na construção democrática do projeto pedagógico em uma escola pública municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RS | por |
dc.title.alternative | The challenges of school management on democracy construction of pedagogical project in an elementary municipal public school of Tenente Portela, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de monografia tem como temática: Os desafios da gestão
escolar na construção democrática do Projeto Pedagógico em uma escola pública
municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RS; buscando compreender
quais os desafios da gestão escolar frente à perspectiva democrática e como
acontece na prática o processo de (re) construção do seu projeto pedagógico. Para
responder esta problemática os objetivos específicos foram: Conhecer o perfil de
gestão da escola; Compreender como ocorre o processo de (re) construção do
Projeto Pedagógico da escola. A fundamentação teórica apresenta Um pouco sobre
a Gestão Escolar no Brasil; e Projeto Pedagógico: conceito e importância da
participação de todos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, se caracterizando
como bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário respondido pelos gestores da escola. Na análise dos dados foi
realizada análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa possibilitaram reconhecer
que a gestão da escola organiza mecanismos para possibilitar a participação da
comunidade escolar no processo de (re) construção do seu Projeto Pedagógico,
caracterizando-se com perfil democrático participativo. Considera-se que os desafios
enfrentados pela gestão escolar são referentes à necessidade de mobilizar e
capacitar a comunidade para efetivar sua participação. Espera-se com esta pesquisa
contribuir no debate sobre o tema que é muito relevante no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |