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dc.contributor.advisorNoya, Carolina Pereira
dc.creatorRodrigues, Lorena Harden
dc.date.accessioned2019-02-11T10:10:19Z
dc.date.available2019-02-11T10:10:19Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15587
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research is inserted in the Educational Management Course of the Graduate Program in Public Policies and Educational Management of the Federal University of Santa Maria / RS. The research intends to understand the process of transforming a democratic management to effectively participatory in the context of a public school in the outskirts of Santana do Livramento - RS. The intention was to promote a reflexive action, starting from the current conceptions of management of this community, drawing a parallel between the legal mechanisms that must guarantee a democratic process and the several factors that influence in the school space and that apparently are disregarded in the educational policies. Thus understanding the trajectory of this process of democratization in order to highlight the challenges and difficulties encountered in promoting a democratic management, with a view to improving the quality of teaching in this educational institution. Without the expectation of exhausting the possibilities of tapping and sensitizing the look at the school management of this community and considering that the process of democratization in this context is inspired by legal bases, it is evident in this mapping how much the segments of the analyzed school community do not feel participants in making decisions about the interests and proposals of management. The concept of school management for this group still maintains the centrality of the director, including the responsibility to promote an effective participative management, disregarding that all are agents of transformation in this path.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolar públicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic school managementeng
dc.titleOs percursos e as vivências rumo a uma escola democráticapor
dc.title.alternativePathways and experiences towards a democratic schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta investigação está inserida no Curso de Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através de uma pesquisa participante se propõe a compreender o processo de transformação em uma gestão efetivamente participativa no contexto de uma escola pública da periferia de Santana do Livramento- RS. Promovendo uma ação reflexiva, que parte das atuais concepções de gestão desta comunidade traça um paralelo entre os mecanismos legais que devem garantir um processo democrático e os diversos fatores que influenciam no espaço escolar e que aparentemente são desconsiderados nas políticas educacionais. Elucidando a trajetória desse processo de democratização no intuito de destacar os desafios e as dificuldades encontradas na promoção de uma gestão democrática, com vistas à melhoria da qualidade de ensino nesta instituição de ensino. Sem a expectativa de esgotar as possibilidades de escutas e sensibilização do olhar para a gestão escolar desta comunidade e considerando que o processo de democratização neste contexto está inspirado em bases legais, fica evidente neste mapeamento o quanto os segmentos da comunidade escolar analisados não se sentem participantes na tomada de decisões sobre os interesses e propostas da direção. A concepção de gestão escolar para este grupo mantém ainda a centralidade na figura do diretor inclusive sobre a responsabilidade de promover uma gestão efetivamente participativa, desconsiderando que todos são agentes de transformação neste percurso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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