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dc.contributor.advisorPomnitz, Naila Cohen
dc.creatorMoraes, Fernanda Saldanha
dc.date.accessioned2019-02-11T11:59:54Z
dc.date.available2019-02-11T11:59:54Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15588
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present monographic work tries to understand the relationship between the school (represented by the school manager) and the community (through the School Council), in the process of democratic management, describing the role that this council exercises in the school community, as well as its participation in process of constructing the school's educational proposal and how its actions influence the process of democratic management. For that, the bibliographical study was directed towards the role of school in society, democratic management and school council, developing a qualitative study of case study in a primary school in the city of Sant'Ana do Livramento, in the State of Rio Grande do Sul. To complement the research, a questionnaire was applied to the teachers' representative and another to the representative of the parents segment of the School Council, with dissertation questions. It was also used the documentary analysis, being the sources used: the Pedagogical Project of the school, the School Council Regiment and the Municipal Law that regulates the creation of the School Councils, and it was still based, in the theories of Paro (2000) and Navarro (2004), among others. Finally, it is concluded that the implementation of Democratic Management is still a challenge, and that community participation is essential for the construction of the educational proposal. For this, the school must seek viable means and strategies for both, for only through understanding Manager X School Council this may become possible.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchool councileng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleGestão escolar e conselho escolar no fortalecimento da gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool management and school council in strengthening democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico trata de compreender a relação entre a escola (representada pelo gestor escolar) e a comunidade (através do Conselho Escolar), no processo da gestão democrática, descrevendo o papel que o conselho escolar exerce na comunidade escolar, assim como sua participação no processo da construção da proposta educativa da escola e como suas ações influenciam no processo de gestão democrática. Para tanto, o estudo bibliográfico direcionou-se no sentido de abordar o papel da escola na sociedade, da gestão democrática e do conselho escolar, desenvolvendo uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Sant’Ana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul. Para complementar a pesquisa foi aplicado um questionário para a representante dos professores e outro para o representante do segmento dos pais do Conselho Escolar, com questões dissertativas. Utilizou-se também da análise documental, sendo as fontes utilizadas: o Projeto Pedagógico da escola, o Regimento do Conselho Escolar e a Lei Municipal que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares, e embasou-se ainda, o referido estudo, nas teorias de Paro (2000) e Navarro (2004), dentre outros. Por fim, conclui-se que a implementação da Gestão Democrática ainda é um desafio, e que a participação da comunidade é essencial para a construção da proposta educativa. Para isso a escola deve buscar meios e estratégias viáveis para ambos, pois somente através do entendimento Gestor X Conselho Escolar, isso poderá se tornar possível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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