Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDressler, Marlize
dc.creatorSurkamp, Fabiana
dc.date.accessioned2019-02-11T13:54:48Z
dc.date.available2019-02-11T13:54:48Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15597
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents a bibliographical and documentary study about the external evaluation factors of Brazilian education and the internal evaluation based on the Pedagogical Project. External evaluation factors - such as Prova Brasil, ENEM, evidence of follow-up of the More Literacy Program, etc. - were analyzed. - and its impact on school reality, the contributions of the internal institutional evaluation for participatory school management and the identification of the management team's role in relation to internal evaluation, taking into account the Pedagogical Project, seeking to answer the following question: what is the role of management school in the process of internal institutional evaluation, from the Pedagogical Project? It was concluded that, in order to have a legitimate evaluation process, it is necessary to involve all segments of the school community in defining what should be prioritized in the evaluation. It is not external means that will guarantee the quality of education, since external evaluations alone serve solely for the ranking of schools and as a way of attesting that the government is complying with what it promised when signing the term of commitment with the Bank World. We need to strengthen the Pedagogical Project of our schools, inserting in them criteria for internal institutional evaluation, and options for using the data obtained through external evaluations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectAvaliação internapor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.subjectEvaluation internseng
dc.subjectAdministration participatoryeng
dc.titleAvaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógicopor
dc.title.alternativeInstitutional evaluation: an analysis from the pedagogical political projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo bibliográfico e documental a respeito dos fatores externos de avaliação da educação brasileira e a avaliação interna a partir do Projeto Pedagógico. Foram analisados os fatores externos de avaliação – como, por exemplo, Prova Brasil, ENEM, provas de acompanhamento do Programa Mais Alfabetização, etc. – e seu impacto na realidade escolar, as contribuições da avaliação institucional interna para a gestão escolar participativa e a identificação do papel da equipe gestora frente à avaliação interna, levando em consideração o Projeto Pedagógico, buscando responder ao seguinte questionamento: qual o papel da gestão escolar no processo de avaliação institucional interna, a partir do Projeto Pedagógico? Concluiu-se que, para que haja um processo avaliativo legítimo é necessária participação de todos os segmentos da comunidade escolar na definição do que deve ser priorizado na avaliação. Não são meios externos que vão garantir a qualidade da educação, pois, as avaliações externas, isoladamente, servem unicamente para o ranqueamento das escolas e como forma de atestar que o governo está cumprindo com o que prometeu ao assinar o termo de compromisso com o Banco Mundial. Precisamos fortalecer o Projeto Pedagógico de nossas escolas, inserindo neles critérios para a avaliação institucional interna, e opções de uso dos dados obtidos através das avaliações externas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto