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dc.contributor.advisorNaujorks, Maria Inês
dc.creatorDuek, Viviane Preichardt
dc.date.accessioned2016-05-02T13:33:02Z
dc.date.available2016-05-02T13:33:02Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1559
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe debate concerning the inclusive process motivated the accomplishment of this bibliographical study, approaching teachers’ self-concept when facing the inclusion of students with special educational needs (SSEN) on regular classes. Psychology, Special Education and Education basic concepts, were used to build up a theoretical matrix in intention to contribute to teachers’ education and the inclusive paradigm. It was noted that teachers need to wonder about self-concept, trying to improve self-knowledge, therefore the relation teacher-student, goes beyond the transmission of contents, involving the psychic characteristics of both. It urges to give tools to teachers, so that they will perform with more confident and will be able to give new meanings to their pedagogical practice regarding SSEN. It is recommended to give continuity to this research, by means of a work centered in the person of the teacher as somebody that needs to be supported and to be listened. The establishment of mutual support groups, in which the same professors can speak of itself and share yearnings, desires and needs, will help to create facing strategies related to self-concept, as well as to distinguish the formation, not only as the acquisition of knowledge or abilities, but as a personal development process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleInclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professorespor
dc.title.alternativeInclusion and sefl-concept: reflections about teachers’ educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoO amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, utilizamos os referenciais da área da Psicologia, Educação Especial e Educação que permitiram a construção de uma matriz teórica no intuito de contribuir para a discussão em relação à formação de professores, diante do atual paradigma inclusivo. Com base no referencial utilizado percebe-se a urgência de se identificar o professor como um profissional que necessita refletir sobre seu autoconceito, buscando o autoconhecimento, pois a relação professor-aluno, vai além da transmissão de conteúdos, envolvendo as características psíquicas de ambos. Urge que se instrumentalize os professores a fim de que consigam atuar de forma mais confiante e segura e, assim, ressignificar sua prática pedagógica junto ao aluno com NEE. Neste sentido, ressaltamos a pertinência e o desejo de darmos continuidade a esta pesquisa, por meio de um trabalho centrado na pessoa do professor como alguém que precisa ser apoiado e escutado, no que concerne ao contexto inclusivo. Fomentamos o estabelecimento de grupos de apoio mútuo nos quais os professores possam falar de si mesmos, compartilhar seus anseios, desejos, necessidades, a fim de que consigam criar estratégias de enfretamento congruentes com seu autoconceito, bem como perceber a formação, não só como a aquisição de conhecimentos ou habilidades, mas particularmente como um processo de desenvolvimento pessoal.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

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