dc.contributor.advisor | Dressler, Marlize | |
dc.creator | Santos, Glauciane Pimentel dos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T14:31:36Z | |
dc.date.available | 2019-02-11T14:31:36Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15600 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work sought to know how school management is planned in the Pedagogical Project of José de Anchieta Elementary School, located in the rural area of the municipality of Soledade-RS. The case study was based on the following problematization: how is school management planned in the Pedagogical Project (PP), how was it constructed, what are the challenges to improve it according to educational needs, how is it reformulated and what are are the challenges for the PP to guide the educational pedagogical actions? Regarding the construction of this document, we analyzed its construction and structure, what are the challenges to improve it according to educational needs. To this end, the case study was carried out. Initially, the Pedagogical Project (PP) pwas conceptualized and based on the literature the analysis of the same was carried out. In the course of the study, the need to evaluate, revise and retake the Pedagogical Project is discussed and finalized discussing school management and the challenges to improve it and make it, more and more, an instrument that guides school actions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogical project | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.title | A gestão escolar: do projeto pedagogico à prática | por |
dc.title.alternative | The school: management of the pedagogical project to practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou saber como está prevista a Gestão Escolar no Projeto Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, localizada na zona rural do município de Soledade – RS. O estudo de caso partiu da seguinte problematização: Como está prevista a Gestão Escolar no Projeto Pedagógico(PP)? Como foi construído e quais são os desafios para aperfeiçoá-lo de acordo com as necessidades educacionais? De que forma ocorre a sua reformulação e quais são os desafios para que o PP norteie as ações pedagógicas escolares? Quanto à construção desse documento, analisou-se a sua formulação e estrutura e quais são os desafios para aperfeiçoá-lo de acordo com as necessidades educacionais. Para esse fim, realizou-se o estudo de caso. Inicialmente, conceituou-se o Projeto Pedagógico (PP) e com base na literatura foi realizada a análise do mesmo. No decorrer do estudo, aborda-se a necessidade de avaliação, revisão e retomada do Projeto Pedagógico (PP) e finaliza discutindo a Gestão Escolar e os desafios para aprimorá-lo e torná-lo, cada vez mais, um instrumento norteador das ações escolares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |