Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDressler, Marlize
dc.creatorSantos, Glauciane Pimentel dos
dc.date.accessioned2019-02-11T14:31:36Z
dc.date.available2019-02-11T14:31:36Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15600
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work sought to know how school management is planned in the Pedagogical Project of José de Anchieta Elementary School, located in the rural area of the municipality of Soledade-RS. The case study was based on the following problematization: how is school management planned in the Pedagogical Project (PP), how was it constructed, what are the challenges to improve it according to educational needs, how is it reformulated and what are are the challenges for the PP to guide the educational pedagogical actions? Regarding the construction of this document, we analyzed its construction and structure, what are the challenges to improve it according to educational needs. To this end, the case study was carried out. Initially, the Pedagogical Project (PP) pwas conceptualized and based on the literature the analysis of the same was carried out. In the course of the study, the need to evaluate, revise and retake the Pedagogical Project is discussed and finalized discussing school management and the challenges to improve it and make it, more and more, an instrument that guides school actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleA gestão escolar: do projeto pedagogico à práticapor
dc.title.alternativeThe school: management of the pedagogical project to practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho buscou saber como está prevista a Gestão Escolar no Projeto Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, localizada na zona rural do município de Soledade – RS. O estudo de caso partiu da seguinte problematização: Como está prevista a Gestão Escolar no Projeto Pedagógico(PP)? Como foi construído e quais são os desafios para aperfeiçoá-lo de acordo com as necessidades educacionais? De que forma ocorre a sua reformulação e quais são os desafios para que o PP norteie as ações pedagógicas escolares? Quanto à construção desse documento, analisou-se a sua formulação e estrutura e quais são os desafios para aperfeiçoá-lo de acordo com as necessidades educacionais. Para esse fim, realizou-se o estudo de caso. Inicialmente, conceituou-se o Projeto Pedagógico (PP) e com base na literatura foi realizada a análise do mesmo. No decorrer do estudo, aborda-se a necessidade de avaliação, revisão e retomada do Projeto Pedagógico (PP) e finaliza discutindo a Gestão Escolar e os desafios para aprimorá-lo e torná-lo, cada vez mais, um instrumento norteador das ações escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto