Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Rosana Soares
dc.creatorSteffen, Cintia Rosana
dc.date.accessioned2019-02-12T11:52:19Z
dc.date.available2019-02-12T11:52:19Z
dc.date.issued2015-12-20
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15607
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work was carried out in order to take notice and to examine some of the events that led to there a lization of the fact of sociology discipline in the current curriculum of the Brazilian high school, as well as reflection on some sociological concepts that may be developed in the classroom in order to help develop a kind of critical thinking, much needed problem solving and finding alternatives to they oun gnow a days. Thus, it was held together a theoretica lresearch and benchmarks, along with a survey of teachers from the town of Charming, both public and private in front of the discipline in order to meet its challenges as teachers, and the criteria used the composition and creation of your resume as well as the relationship of the same witht he autonomy provided by discipline, not come up with a single curriculum to be followed, and his qualifications.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectJovempor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectYoungeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectSocietyeng
dc.titleO ensino da sociologia hojepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoeste trabalho foi realizado com o intuito de tomar conhecimento, bem como analisar alguns dos acontecimentos que levaram a efetivação de fato da disciplina de Sociologia no atual currículo do Ensino Médio brasileiro, assim como a reflexão sobre alguns conceitos sociológicos que podem vir a ser desenvolvidos em sala de aula com o propósito de auxiliar no desenvolvimento de um tipo de pensamento crítico, tão necessário a resolução de problemas e descoberta de alternativas ao jovem nos tempos atuais. Para tanto, foi realizada em conjunto uma pesquisa teórica e em referenciais, paralelamente com uma pesquisa com os professores da cidade de Encantado, tanto da rede pública e privada a frente da disciplina, a fim de conhecer seus desafios enquanto docentes, e os critérios utilizados na composição e criação de seu currículo, assim como a relação do mesmo com a autonomia fornecida pela disciplina, ao não vir com um currículo único a ser seguido, e sua qualificação profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto