dc.creator | Mendes, Daisy Rivas | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T15:00:13Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T15:00:13Z | |
dc.date.issued | 2016-08-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15619 | |
dc.description.abstract | information and services through the World Wide Web. The theoretical framework was
composed of studies about the e-Gove and references for evaluation of governmental websites
and portals. The main objective of this study was to verify the perception of the scholars in
relation to the Portal of the Federal University of Santa Maria (Portal UFSM). This study was
driven due to the ideas that emerged when it was verified that scholars look for face-to-face
services in order to obtain documents, services, and information that are available on the
Portal. In order to contextualize the research problem, a trajectory of the Portal UFSM was
described. To verify the perception of the scholars in relation to the portal, six dimensions
were considered: Maturity, Availability, Easy Use, Reliability, Accessibility, and
Transparency, proposed by Rampelotto, Löber, and Visentini (2015), and the dimension of
Content, defined by Eschenfelder et al. (1997). Among the objectives was included
presenting suggestions for improvement that may contribute to the effectiveness of this
practice at UFSM. The operationalization of the research, of descriptive nature, on its first
stage, included a qualitative approach that aimed at identifying the context of use of the
institutional portal, designed through documental analysis and interviews with technicaladministrative
staff. On the second stage, the research assumed a quantitative approach, using
the tool of survey in order to describe the profile of the respondents, and to identify the
perception of the scholars. The results obtained allowed the identification that the main
objective of the Portal UFSM is communication, and that its trajectory and evolution are
based on the parameters indicated by the Federal Government. Also, on each new version of
the Portal were identified enhancements that improved the levels of Maturity, Availability,
Easy Use, Reliability, Accessibility, Transparency, and Content. The perception of the
scholars in relation to the portal is better in the items related to the technological resources
such as Availability and Reliability; the other items presented lower scores, being Maturity
the most negative perception. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação de sítios | por |
dc.subject | Governo eletrônico | por |
dc.subject | E-Gov | por |
dc.subject | Portais institucionais | por |
dc.subject | Website evaluation | eng |
dc.subject | Electronic government | eng |
dc.subject | Institutional portals | eng |
dc.title | O portal UFSM na perspectiva dos acadêmicos: uma avaliação em seis dimensões | por |
dc.title.alternative | Portal UFSM in the perspective of scholars: a six-dimension evaluation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta o Governo Eletrônico (e-Gov) como ferramenta capaz de
disponibilizar informações e serviços pela rede mundial de computadores. Os fundamentos
teóricos foram estudos sobre e-Gov e referenciais para avaliação de sítios e portais
governamentais. O objetivo geral foi verificar a percepção dos acadêmicos em relação ao
Portal da Universidade Federal de Santa Maria (Portal UFSM). As ideias propulsoras deste
trabalho surgiram ao se verificar que acadêmicos procuram o atendimento presencial para
obter documentos, serviços e informações que se encontram disponíveis em meio digital. A
fim de contextualizar o problema da pesquisa, foi descrita a trajetória do Portal UFSM. Para
verificar a percepção dos acadêmicos em relação ao portal, foram consideradas as dimensões
Maturidade, Disponibilidade, Facilidade de Uso, Confiabilidade, Acessibilidade e
Transparência, propostas por Rampelotto, Löbler e Visentini (2015), e a dimensão Conteúdo,
definida por Eschenfelder et al. (1997). Incluiu-se, entre os objetivos, apresentar sugestões de
melhorias que poderão contribuir para a efetividade dessa prática na UFSM. A
operacionalização da pesquisa, de caráter descritivo, contemplou, numa primeira etapa, uma
abordagem de natureza qualitativa que visou identificar o contexto da utilização do portal
institucional, delineando-se por meio de análise documental e entrevistas com servidores
técnicos-administrativos. Numa segunda etapa, a pesquisa assumiu uma abordagem de
natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento do tipo survey para descrever o perfil dos
respondentes e identificar a percepção dos acadêmicos. Os resultados obtidos permitiram
identificar que o principal objetivo do Portal UFSM é a comunicação e que a sua trajetória e
evolução se basearam nos parâmetros indicados pelo Governo Federal. Foram também
identificadas, a cada versão nova do Portal, melhorias que alteraram para melhor seus níveis
de Maturidade, Disponibilidade, Facilidade de Uso, Confiabilidade e Acessibilidade e
Transparência e Conteúdo. A percepção dos acadêmicos em relação ao portal é melhor nos
itens relacionados aos recursos de tecnologia, como disponibilidade e Confiabilidade; os
demais itens apresentaram médias mais baixas, sendo a percepção mais negativa em relação à
Maturidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Bobsin, Debora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9741757650191659 | por |
dc.contributor.referee1 | Simonetto, Eugênio de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1853313255345200 | por |
dc.contributor.referee2 | Visentini, Monize Sâmara | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6482101738421142 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7192969214977630 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |