dc.contributor.advisor | Rabenschlag, Denis Rasquin | |
dc.creator | Andreolla, Diandra Paula | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T12:29:35Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T12:29:35Z | |
dc.date.issued | 2015-03-02 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15653 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental ,EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present paper analyzes the approach of the environmental education through ecological production techniques, in order to contribute facing the environmental problems in rural areas, with that verify how the techniques, that are used in the ecological production, permeated by the agroecology principles, can contribute in the environmental education processes in this space. As methods of data collection, it was used a rural extension technique named Tree of problems and causes, that allowed the questioning along with the students of Padre José de Anchieta Kindergarten and Elementary Public School, located in the countryside of São Miguel do Oeste town, and semi-structured interviews with these students’ teachers were also realized. It was found that a lot of environmental problems are faced in rural areas, that, mostly, happen because of the conventional techniques used in agriculture. It was also verified that the environmental education inside the subjects of the school curriculum is worked alone to some specific themes, however, the existence of the Agricultural Techniques Project developed in the School, shows its engagement in the search for the overcoming of the environmental problems that are presented there through the knowledge and use of ecological techniques. These, on the other hand, can be considered the own achievement of the environmental education, since that beyond being alternatives to the conventional techniques used in agriculture, they represent the change in subjects’ attitudes and values in respect of management of natural resources in a sustainable way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Técnicas de base ecológica | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educandos | por |
dc.subject | Ecological techniques | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.title | Contribuições da agroecologia - produção de base ecológica para a educação ambiental no meio rural | por |
dc.title.alternative | Agroecology contributions – ecological production for the environmental education in the rural areas | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental ,EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma análise de abordagens de educação ambiental por meio de técnicas de produção de base ecológica, a fim de contribuir no enfrentamento dos problemas ambientais no meio rural, e com isso verificar como as técnicas utilizadas na produção de base ecológica permeadas pelos princípios da agroecologia podem contribuir nos processos de educação ambiental nesse espaço. Como métodos de coleta de dados, utilizou-se uma técnica de extensão rural denominada Árvore de problemas e causas, que permitiu a problematização junto aos educandos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, localizada no interior do município de São Miguel do Oeste, e ainda, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores dos respectivos educandos. Constatou-se que são enfrentados inúmeros problemas ambientais no meio rural, os quais, em sua maioria desencadeados pela prática de técnicas convencionais na agricultura. Verificou-se também, que a educação ambiental dentro das disciplinas do currículo escolar é trabalhada de forma isolada para alguns temas específicos, no entanto a existência do Projeto de técnicas agrícolas desenvolvido na Escola demonstra o engajamento da mesma na busca pela superação das problemáticas ambientais que ali se apresentam por meio do conhecimento e prática de técnicas de base ecológica. Essas por sua vez podendo ser consideradas a própria concretização da educação ambiental, uma vez que além de serem alternativas às técnicas convencionais praticadas na agricultura, representam a mudança de atitudes e valores dos sujeitos no que diz respeito ao manejo dos recursos naturais de forma mais sustentável. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |