dc.contributor.advisor | Mota, Helena Bolli | |
dc.creator | Danieli, Leisa Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-05-02T15:40:47Z | |
dc.date.available | 2016-05-02T15:40:47Z | |
dc.date.issued | 2006-08 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1570 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this essay is to explore a recent subject in Speech Language and Hearing Sciences: preventive Speech Language and Hearing Sciences; its theory and practical examples. Preventive Speech Language and Hearing Sciences aims to elaborate guided action programs regarding language and listening development, intervening in prevention, in therapy and in the rehabilitation of possible pathologies related to human communication. All actions that precede, anticipate and/or turn impossible the occurrence or the development of diseases are considered preventive measures. They are the actions taken in advance, based on the illness record knowledge turning its progress improbable. Prevention is divided into three basic levels, which can vary according to the interference moment: pre- pathogenesis period or the period where there isn’t a disease demonstration, initial period and advanced pathogenesis period. Speech Language and Hearing Sciences is acting very little in the first two prevention levels, being more restrict to rehabilitation. So, it’s necessary to change this scenery and for this to happen, changes in the fonoaudiologists vocational training are needed, as well as a larger knowledge on prevention. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Fonoaudiologia | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Atenção primária | por |
dc.title | Fonoaudiologia preventiva | por |
dc.title.alternative | Preventive speech language and hearing sciences | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho de revisão de literatura é tratar de um assunto atual para a Fonoaudiologia: a Fonoaudiologia preventiva, sua teoria e exemplos de práticas. A fonoaudiologia preventiva tem como objetivos elaborar ações de programas de orientação quanto ao desenvolvimento da linguagem e audição, intervindo na prevenção, na terapia e na reabilitação das possíveis patologias ligadas à comunicação humana. São medidas de prevenção todas as ações que precedem, antecipam e/ou tornam impossível a ocorrência ou o desenvolvimento das doenças. São as ações tomadas antecipadamente, baseadas no conhecimento do histórico das doenças tornando improvável o seu progresso. A prevenção é dividida em três níveis básicos, que podem variar de acordo com o momento de sua interferência: o período pré-patogênese ou período que não há manifestação da doença, o período inicial e o período avançado da patogênese. A Fonoaudiologia vêm atuando pouco nos dois primeiros níveis de prevenção, estando mais restrita à reabilitação. É preciso mudar esse quadro atual e para isso são necessárias mudanças na formação dos profissionais de fonoaudiologia bem como um maior conhecimento dos fonoaudiólogos sobre prevenção. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |