Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz Júnior, Roberto da
dc.creatorFavretto, Elaine Elisabete
dc.date.accessioned2019-02-22T14:40:08Z
dc.date.available2019-02-22T14:40:08Z
dc.date.issued2015-11-30
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15723
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractGiven the importance in maintaining effective communication between employees in the workplace, as well as good relationships, this study aimed at analyzing the influence of communication, its success and / or its setbacks and interpersonal relationship in the administrative sectors of the company XYZ. We used it for a case study with a questionnaire to 55 employees of the administration building, where initially it was possible to identify the percentage of agreement and disagreement of the same in relation to the variables investigated, ie, communication and interpersonal skills . It was found that the communication is weak, particularly as regards exchange of appropriate information and good quality, use of meetings and lack of willingness of people to pass on information. Also notable was that there is a division of knowledge among colleagues, and each eventually hold more information than others. Thus, by identifying these obstacles, we have characterized the weaknesses and strengths in communication between sectors of the administrative area. One can show that a larger number of weaknesses were identified, for which went to most of the attention of research and suggestions raised. Upon the findings of the employees can be assumed that communication plays some role in interpersonal relationships, because as comments, not the relationship between people with no communication. From the study it is evident that the company needs to communicate more appropriate to maintain the efficient flow of information in their processes. This showed that communication also influences the relationship of people in the workplace.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectRelacionamento interpessoalpor
dc.subjectColaboradorespor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectInterpersonal relationshipseng
dc.subjectEmployeeseng
dc.titleAnálise da influência da comunicação interna no relacionamento interpessoalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Camargo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoDiante da importância em se manter uma comunicação eficaz entre os colaboradores no ambiente de trabalho, bem como bons relacionamentos, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência da comunicação, seu êxito e/ou seus empecilhos e a relação interpessoal nos setores administrativos da empresa X. Utilizou-se para isso de um estudo de caso com aplicação de questionário a 55 colaboradores da área administrativa da empresa, onde inicialmente foi possível identificar os percentuais de concordância e discordância dos mesmos em relação às variáveis pesquisadas, ou seja, a comunicação e o relacionamento interpessoal. Constatou-se que a comunicação deixa a desejar, principalmente no que se refere à troca de informações adequadas e de boa qualidade, aproveitamento de reuniões e falta de disposição das pessoas em repassar informações. Destacou-se também que não ocorre uma divisão de conhecimento entre os colegas, sendo que uns acabam por reter mais informações que os demais. Com isso, através da identificação desses empecilhos, foram caracterizados os pontos fracos e pontos fortes na comunicação entre os setores da área administrativa. Pode-se evidenciar que um número maior de pontos fracos foram identificados, para os quais se destinou a maior parte das atenções da pesquisa e das sugestões levantadas. Mediante as constatações dos colaboradores pode-se presumir que a comunicação exerce certa influência no relacionamento interpessoal, pois conforme comentários, não há relação entre as pessoas sem haver comunicação. A partir do estudo, fica evidente que a empresa necessita de uma comunicação mais adequada para manter o fluxo eficaz de informações nos seus processos. Ficou demonstrado que a comunicação também exerce influência no relacionamento das pessoas no local de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto