dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Martinelli, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T13:56:36Z | |
dc.date.available | 2019-02-26T13:56:36Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15757 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study entitled School Management: A Teacher Training and the Use of New Technologies in Education turned to analyze the contributions of educational technology and the role of the manager in the viability of teacher education and its place in the schools of the Municipal Network Education in the municipality of São José do Inhacorá, Rio Grande do Sul State. Is necessary be recognized that education is directly linked to the evolution of society and the educational technology is present in the family and school routine and can no longer run away from this situation. Understanding how is the training of teachers for the use of Information and Communication Technologies – ICTs, is essential, and this is the theme that is proposed in this paper. To support the study authors were used as Lück (2009); Gadotti (2009); Paro (2001); Weiller (2015); Meyer (2014). To build data for the research was used a qualitative approach: literature search, application of closed and semi-structured questionnaires, and participant observation. Studies have shown that the preparation of teachers is still precarious to work with TICs in the classroom, although there has been progress in teachers training in the municipality for the pedagogical use of technology. The municipal manager is of prime importance to the actions being undertaken. However, the management teams in many cases are still obstacles to the advancement of ICT in the school environment. We need to move much to build a school that includes students digitally and fulfilling its social role thus avoiding social exclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Gestão escolar: a formação de professores e o uso das novas tecnologias na educação | por |
dc.title.alternative | School management: teacher training and the use of new technologies in education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado Gestão Escolar: A Formação de Professores e o Uso das Novas Tecnologias na Educação voltou-se para analisar as contribuições sobre a tecnologia educacional e a atuação do gestor na viabilidade de formação de professores e sua inserção nas escolas da Rede Municipal de Ensino no município de São José do Inhacorá (RS). É necessário reconhecer que a educação está ligada diretamente com a evolução da sociedade e a tecnologia educacional está presente no cotidiano familiar e escolar, não podendo mais fugir dessa conjuntura. Entender como se dá a formação dos professores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs é primordial, sendo essa a temática que se propôs neste trabalho. Para subsidiar o estudo foram utilizados autores como Lück (2009); Gadotti (2009); Paro (2001); Weiller (2015); Meyer (2014). Para construir dados para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários fechados e semiestruturados, e observação participante. Os estudos demonstram que a preparação dos professores ainda é precária para trabalharem com as TICs em sala de aula, embora tenha havido progresso nas formações continuadas no município para o uso pedagógico da tecnologia. O dirigente municipal tem importância primordial para as ações que vêm sendo empreendidas. No entanto, as equipes diretivas em muitos casos ainda são obstáculo para o avanço das TICs no ambiente escolar. Precisa-se avançar muito para construir uma escola que inclua os alunos digitalmente e que cumpra seu papel social evitando assim a exclusão social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |