Inovação no sistema de informações gerenciais: o caso do Colégio Politécnico da UFSM
Abstract
O presente estudo procura avaliar o sistema de Solicitação de Demandas em Projetos - SDP a partir da percepção dos usuários desse sistema e, com base nessa avaliação, propor inovações que possam melhorar o processo de planejamento, execução e controle orçamentário da instituição. A pesquisa é norteada pela ideia de que a inovação em processos no setor público, fazendo uso de tecnologias de informação e comunicação, pode contribuir para o aumento da qualidade do serviço prestado à população, através de um processo orçamentário mais ágil, prático e transparente. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso no Colégio Politécnico da UFSM, unidade que criou o SDP para planejar, executar e controlar o seu orçamento. Foram observadas as atividades relacionadas ao processo orçamentário da unidade e foi elaborado e aplicado um questionário aos usuários do sistema, ou seja, aos proponentes de projetos, procurando compreender melhor de que forma o sistema pode se tornar mais eficiente e avaliar a percepção desses usuários quanto ao sistema. Para tratar os dados obtidos nos questionários foram realizadas análises de média e frequência, comparações de médias através do teste t e testes de confiabilidade através do alpha de Cronbach. Após a análise dos resultados encontrados, observou-se que a utilização do SDP tem contribuído para melhorar o processo orçamentário na instituição, e que os usuários tem uma percepção bastante positiva do sistema.
Collections
The following license files are associated with this item: