A história da alimentação como ferramenta de ensino de história
Abstract
O presente estudo propõe o desenvolvimento de possibilidades de ensino através da História da Alimentação como proposta de aprendizagem histórica. A intenção de trabalhar essa temática reside no propósito de ser significativa e de contribuir para que os alunos compreendam a disciplina de História, a partir do enfoque da alimentação, elemento presente na história da humanidade, como um fio condutor capaz de provocar indagações, questionamentos e de identificar relações entre o passado e o presente, despertando interesse, compreensão e reflexão, propiciando o cruzamento entre o histórico, o social e o cultural. Para a realização deste estudo foram utilizados diversos referenciais teóricos que possibilitaram maior aprofundamento teórico acerca desta abordagem. A aplicação e investigação ocorreu em duas escolas públicas de Santa Maria/RS, uma de Ensino Fundamental e a outra de Ensino Médio, objetivando verificar como a mesma proposta de ensino e o mesmo conteúdo programático: “O Mundo Medieval”, poderia ser entendida e percebida nesses dois diferentes níveis de ensino. Fez-se uso de múltiplas fontes e recursos que propiciaram uma prática renovada, despertando nos educandos interesse pela disciplina, tornando-a prazerosa e significativa. Para a realização deste trabalho, foram utilizados vários instrumentos que viabilizaram a aproximação do conteúdo histórico ao educando. Partiu-se da exposição do contexto medieval investigado, utilizando diversos materiais iconográficos, para promover o debate em aula. Após, foi realizada a coleta de dados, entre alunos e seus familiares, que responderam questões pertinentes aos hábitos e costumes alimentares, com o objetivo de compará-los, a fim de perceber as relações de semelhanças e diferenças entre as gerações investigadas, para posteriormente relacioná-los ao contexto medieval. Para evidenciar esta percepção, os educandos prepararam uma Mesa Medieval, expondo alimentos ainda presentes na atualidade. A conclusão deste estudo se deu através de uma Memória de Aula, na qual os alunos registraram as suas apreensões adquiridas ao longo das abordagens propostas de aprendizagem histórica. Os resultados obtidos confirmaram que esse trabalho conseguiu cumprir seu papel, atendendo a todos os objetivos nele indicados. Conclui-se que, esta proposta de aprendizagem histórica, valorizando a memória e as experiências locais, conseguiu com êxito aproximar o conteúdo da disciplina de História à realidade dos alunos, além de facilitar a comparação com o passado, tornou o ensino e o conhecimento histórico construtivo e interessante.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
História II
Machado, Odilon Kieling; Machado, Patrícia Fabiane Nanthal (2018)Apresentamos o livro de História II , organizado em quatro unidades e suas respectivas subunidades, dentro da disciplina de História II . Estudaremos inicialmente As Constituições dos Estados Nacionais, ainda durante a ... -
História(s) em Tempos de Crise: Possibilidades e Perspectivas
Oliveira, Pedro Vieira Marques de; Schio, Jordana Eccel; Freitas, Thuyla Azambuja de; Vargas, Victoria Brum; Gonçalves, Patrik Madruga; Husein, Vitória Miron; Trindade Junior, Ramiro Paim; Keller, Kevenn Werney; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Reolon, Gabriel; Rodrigues, Mateus de Moura; Faccin, Débora; Ponte, Francisco Cenci Dal; Martinelli, Veronica Vieira; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Moch, Vitória Ulinoski; Gomes, Pedro Leal; Sayão, Moises Nunes; Pereira, Dandara Perlin; Rubin, Luiza Batú; Cezne, Andrea Nárriman; Visentini, Íngrid Schmidt; Fernandes, Fernanda Sena; Fabris, Tailiny Femi; Pause, Henrique Hamester; Cezne, Andrea Nárriman; Crestani, Pillar Cornelli; Juriatti, Tamara; Neumann, Guilherme Rigo; Piassini, Carlos Eduardo; Schmitt, Gabriela; Minuzzi, João Davi Oliveira; Silva, Yuri Batista da; Sausen, João Vitor; Barbosa, Higor Xavier; Machado, Lucas Soares; Oliveira, Rodrigo dos Santos; Oliveira, Elias Cósta de; Silveira, Eduardo Bortolotti; Bortoluzzi, Luzia Zimmermann; Prestes, Richard Nozário da Silva; Costa, Matheus Donay da; Costa, Eduardo Santos; Rodrigues, Chermaine; Costa, Leandro Braz da; Silva, Camila de Almeida; Ramos, Tauani Bisognin; Brito, Luciana Souza de; Penha, Murilo de Melo; Faccin, Mayara; Oliveira, Matheus Medeiros de; Pereira, Roberta Avila; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Santo, Vitor Vinicius Dias do Espírito; Squio, Luigi Bertoldo; Orquen, Carolina; Marques, Tiago Soares; Cicconet, Angélica; Werner, Angela Patrícia Amaral; Martins, Cyro Porto; Rigue, Fernanda Monteiro; Feltrin, Tascieli; Veiga, Adriana Moreira da Rocha; Alves, Viviane Siqueira; Lottermann, Luiz Alfredo Fernandes; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; Rossato, Monica; Krum, Jayme Rodrigues; Rohr, Gabriel Gollmann; Sônego, Aline; Pedroso, Guilherme Vargas; Rodrigues, Luiz Fernando dos Santos da Silva; Silveira, Amanda; Pedroso, Guilherme; Oliveira, Franciele; Anhanha, Taiane; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Santos, Heloísa dos (2020)O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão em História da UFSM é organizado pelos(as) estudantes de graduação dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) vinculados aos Grupos de Estudo, Pesquisa e Programas de ... -
A formação docente continuada para datas comemorativas
Linhares, Aline Martins (2018-12-21)O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ...