Análise de gênero das seções de resultados e de discussão de artigos acadêmicos experimentais da agronomia
Resumo
A leitura e produção de artigos acadêmicos (AA) em inglês é uma importante prática social e discursiva na esfera acadêmica para troca de novas descobertas em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas, a Agronomia. Especificamente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nota-se uma crescente demanda por letramento científico nessa área e em língua inglesa, em especial para a produção de artigos acadêmicos a serem publicados em periódicos internacionais com alto fator de impacto. Nesse contexto, torna-se necessário pesquisas em Análise de Gênero (AG) voltadas para o ensino de escrita e leitura de artigos acadêmicos para a Agronomia. A fim de contribuir no atendimento dessa demanda, este trabalho tem por objetivo analisar a organização retórica (SWALES, 1990; 2004) e descrever detalhadamente os elementos léxico-gramaticais característicos das seções de Resultados e de Discussão de artigos acadêmicos experimentais da área da Agronomia. O corpus de análise é composto por trinta seções de Resultados e de Discussão coletadas de dois periódicos representativos da Agronomia (Agriculture, Ecosystems & Environment e Agronomy Journal), no período de 2014-2017, e foi analisado textual e contextualmente. A análise textual das seções de Resultados e de Discussão mostrou que a seção de Resultados aparece separada da seção de Discussão e marcas linguísticas típicas desse contexto disciplinar tais como uso de voz passiva e de 1a pessoa para relatar resultados, uso de comparativos e conectores lógicos ao explicar o final (in)esperado da pesquisa reportada e verbos de pesquisa típicos da Agronomia, tais como increase, decrease, range. A análise contextual das normas dos periódicos mostrou que as normas para a escrita das seções de Resultados e de Discussão juntas ou separadas não são explícitas e que essa decisão parece ser dos autores da pesquisa reportada. Com a sistematização da organização retórica e das marcas linguísticas típicas das seções de Resultados e de Discussão, é possível desenvolver cursos de redação acadêmica voltados a esse contexto disciplinar e que supram a demanda de produção de artigos acadêmicos experimentais dessa área.
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