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dc.creatorMoreira, Ivana Aparecida Weissbach
dc.creatorCocco, Ricardo
dc.creatorKohls, Rosana Cristina
dc.creatorCella, Rosenei
dc.date.accessioned2019-02-28T16:42:15Z
dc.date.available2019-02-28T16:42:15Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMOREIRA, Ivana Aparecida Weissbach. et al. História da educação e política educacional. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-203-8por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15812
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computaçãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducação – Históriapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.titleHistória da educação e política educacionalpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina História da Educação e Política Educacional é provocativa e conceitual. Tem como objetivo sensibilizar o acadêmico para tudo aquilo que envolve os processos de ensino-aprendizagem, sua amplitude e complexidade, e fazê-lo refletir atentamente sobre os processos educativos e a atividade docente não como uma ação fria, meramente calculada, ou automatizada, mas como uma postura que exige a mobilização de diversos elementos tipicamente humanos. Consideramos que o conhecimento, enquanto objeto da aprendizagem, deve envolver um universo de condições e cenários que tornem a prática educativa humanizada e prazerosa. O livro segue a partir do pressuposto de que a educação é um processo histórico e político por natureza. Desta forma, se quisermos compreender o cenário da educação atual, não podemos nos furtar de olharmos para os processos educativos construídos e implantados historicamente. Entre rupturas, continuidades e revoluções a educação foi se configurando, sendo pensada e gestada numa contínua luta de forças sociais, políticas, econômicas e filosóficas e ganhando, assim, diversas roupagens ao longo do tempo, ora atendendo aos interesses públicos, ora obedecendo aos interesses dos grupos sociais dominantes. Olharemos com atenção especial para o cenário histórico da Educação no Brasil, partindo das propostas pedagógicas implantadas no país desde a colonização portuguesa, atravessando alguns dos momentos que consideramos importantes, devido às suas ressonâncias nos modos de fazer e gestar a educação nos dias atuais. Sob um viés histórico-crítico e tendo em vista os aspectos sócio-políticos e econômicos que compõe as paisagens e as estruturas de onde emergem os diversos paradigmas educativos, teceremos algumas considerações em relação aos elementos condicionantes e potencializadores de uma educação universal e inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor


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