dc.description.resumo | Este livro foi produzido para servir como material didático digital básico para o desenvolvimento da disciplina de Introdução a Algoritmos, do Curso de Licenciatura em Computação. Para que o futuro Licenciado em Computação, inicie o processo de aprendizado de programação de computadores, utilizaremos um ambiente de programação, o VisuAlg. A disciplina envolve o estudo de algoritmos e lógica de programação e o livro está organizado em 7 unidades, assim divididas:
– Unidade 1: Fundamentos de Programação – aborda os conceitos de algoritmos, constantes, variáveis, tipos de dados e formas de representação de algoritmos;
– Unidade 2: Operadores e Tipos de Dados – envolve o uso de expressões aritméticas e lógicas necessárias para a construção de algoritmos;
– Unidade 3: Algoritmos Sequenciais – compreende o estudo e aplicação dos
comandos básicos de um algoritmo sequencial, envolvendo entrada de dados,
processamento e saída;
– Unidade 4: Algoritmos com Decisão – envolve o estudo dos comandos que permitem o controle do fluxo de decisão em algoritmos;
– Unidade 5: Algoritmos com Repetição: estudo dos comandos que permitem o
controle de fluxo de repetição em algoritmos;
– Unidade 6: Estruturas de Dados Básicas – aborda o uso de vetores e matrizes em algoritmos;
– Unidade 7: Funções e Procedimentos – aborda o uso de métodos/sub-rotinas em algoritmos.
Cabe lembrar que, em todas as unidades, são apresentadas séries de exercícios, elaborados a partir da experiência dos professores em sala de aula e de outros materiais referentes à lógica de programação. A metodologia empregada é a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning). Por meio desta metodologia, os processos de ensino e de aprendizagem são transformados em questões (problemas), permitindo que os alunos aprendam a resolver problemas relacionados ao seu futuro profissional. | por |