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dc.contributor.advisorCopetti, Rosana Estela
dc.creatorDutra, Sayonara Soares
dc.date.accessioned2016-05-04T14:12:56Z
dc.date.available2016-05-04T14:12:56Z
dc.date.issued2010-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1582
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.titlePolíticas públicas para pessoas surdas no município de São Gabrielpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico relata os avanços das últimas décadas, nas políticas públicas que o Brasil vem difundindo trazendo a ideia da pessoa surda como alguém diferente e não deficiente, bem como, as ações realizadas no Estado do Rio Grande do Sul e Município de São Gabriel. O objetivo é analisar sobre a educação e inclusão de pessoas surdas no Município de São Gabriel buscando os conhecimentos filosóficos, históricos, sociológicos da Educação e, através do que a literatura indica sobre o tema, refletir sobre a realidade da educação de surdos nas escolas Municipais de São Gabriel. Este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, pois está fundamentado em estudos realizados por autores em livros e artigos publicados em revistas, livros e artigos de Internet, pois não foi possível conseguir subsídios referentes ao tema, na Secretaria de Educação do Município. Ao final do trabalho, verifica-se que conhecer os sujeitos surdos e engajar esforços para a criação de um ambiente de participação ativa dos pais, juntamente com profissionais especializados é o que possibilitará a busca constante de alternativas que propiciem a essas pessoas melhor qualidade de vida no meio em que vivem. Pois, a pessoa que é estimulada torna-se mais ativa, receptível a regras, reage melhor as tarefas propostas e é mais sociável, facilitando o ingresso no ensino regular.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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