dc.contributor.advisor | Copetti, Rosana Estela | |
dc.creator | Dutra, Sayonara Soares | |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T14:12:56Z | |
dc.date.available | 2016-05-04T14:12:56Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1582 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Escolas municipais | por |
dc.title | Políticas públicas para pessoas surdas no município de São Gabriel | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico relata os avanços das últimas décadas, nas políticas
públicas que o Brasil vem difundindo trazendo a ideia da pessoa surda como alguém
diferente e não deficiente, bem como, as ações realizadas no Estado do Rio Grande
do Sul e Município de São Gabriel. O objetivo é analisar sobre a educação e
inclusão de pessoas surdas no Município de São Gabriel buscando os
conhecimentos filosóficos, históricos, sociológicos da Educação e, através do que a
literatura indica sobre o tema, refletir sobre a realidade da educação de surdos nas
escolas Municipais de São Gabriel. Este estudo baseia-se em uma pesquisa
bibliográfica, pois está fundamentado em estudos realizados por autores em livros e
artigos publicados em revistas, livros e artigos de Internet, pois não foi possível
conseguir subsídios referentes ao tema, na Secretaria de Educação do Município.
Ao final do trabalho, verifica-se que conhecer os sujeitos surdos e engajar esforços
para a criação de um ambiente de participação ativa dos pais, juntamente com
profissionais especializados é o que possibilitará a busca constante de alternativas
que propiciem a essas pessoas melhor qualidade de vida no meio em que vivem.
Pois, a pessoa que é estimulada torna-se mais ativa, receptível a regras, reage
melhor as tarefas propostas e é mais sociável, facilitando o ingresso no ensino
regular. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |