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dc.creatorBastos, Liziane Forner
dc.date.accessioned2019-03-01T21:50:30Z
dc.date.available2019-03-01T21:50:30Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15838
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line Development of Educational Technologies in Network, of the Post-Graduate Program in Educational Network Technologies - PPGTER, Professional Master's, Federal University of Santa Maria - UFSM. The objective of the study was to understand how the use of information and communication technologies enhances access, permanence and completion in higher education of students with dyslexia. As a result, the Master's product consists of an E-book containing Guidelines for Accessibility of Students with Dyslexia in Higher Education, intended for teachers and other professionals of the institution. The theoretical reference brings information related to Accessibility in Higher Education; Dyslexia and its particularities and The evolution of ICT and its implications in the inclusion process. According to the methodology, it is proposed an applied, qualitative research and has as its method the case study. The semi structured interview was adopted as a data collection instrument in this study, which had as target audience, dyslexic students enrolled in the UFSM, besides these, the undergraduate students in which these students are enrolled and the professionals of the multidisciplinary team of the Coordination of Educational Actions - CAED involved in these cases. Content analysis was used to interpret the data. To this end, four categories of analysis were listed, namely: Political Issues and ICT; Institutional Issues and ICT, Pedagogical Issues and ICT and Social Issues and ICT. The results show that despite the movements in search of accessibility actions in the UFSM, it is still imperative to implement new measures in view of the fragility of the inclusion process in the university, among them the need for greater investment in ICT as a possibility to facilitate learning, the participation and the autonomy of the students. However, in addition to the question of the use of ICT as a means of accessibility, it was possible to identify many other aspects that should be reflected in the university field and could not go unnoticed in the analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação- TICpor
dc.subjectAcessibilidade no ensino superiorpor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectInformation technology and communication - ICTeng
dc.subjectAccessibility in higher educationeng
dc.subjectDyslexiaeng
dc.titleO uso das TIC na promoção da acessibilidade de estudantes disléxicos na UFSMpor
dc.title.alternativeThe use of ict in promoting accessibility of dyslexic students in UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O estudo teve como objetivo geral compreender de que modo o uso das tecnologias da informação e comunicação potencializam o acesso, a permanência e a conclusão no ensino superior, dos estudantes com dislexia. Resultante disso, o produto do mestrado consiste em um E-book contendo Diretrizes para Acessibilidade de Estudantes com Dislexia no Ensino Superior, destinado aos docentes e demais profissionais da instituição. O referencial teórico traz informações relacionadas à Acessibilidade no Ensino Superior; Dislexia e suas particularidades e A evolução das TIC e suas implicações no processo de inclusão. De acordo com a metodologia, propõe-se uma pesquisa aplicada, qualitativa e possui como método o estudo de caso. A entrevista semiestruturada foi adotada como instrumento de coleta de dados neste estudo, que teve como público-alvo, estudantes disléxicos matriculados na UFSM, além destes, os docentes dos cursos de graduação nos quais estes estudantes estão matriculados e os profissionais da equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Ações Educacionais- CAED envolvidos com esses casos. A análise de conteúdo foi utilizada para a interpretação dos dados. Para tanto, foram elencadas quatro categorias de análise, que são: Questões Políticas e as TIC; Questões Institucionais e as TIC, Questões Pedagógicas e as TIC e Questões Sociais e as TIC. Os resultados apontam que apesar dos movimentos em busca de ações de acessibilidade na UFSM, ainda se faz imperativo a implementação de novas medidas frente a fragilidade do processo de inclusão na universidade, dentre elas a necessidade de maior investimento nas TIC como possibilidade para facilitar a aprendizagem, a participação e a autonomia dos estudantes. Porém, para além da questão do uso das TIC como meio de acessibilidade, foi possível identificar muitos outros aspectos que devem ser refletidos no campo universitário e não poderiam passar despercebidos na análise.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Turchiello, Priscila
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074903788038664por
dc.contributor.referee2Negrini, Tatiane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375749355117140por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2477795766841425por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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