dc.contributor.advisor | Peranzoni, Vaneza Cauduro | |
dc.creator | Dias, Marcia Bandeira | |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T15:06:28Z | |
dc.date.available | 2016-05-04T15:06:28Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1585 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.title | A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rio de Janeiro, RJ, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas
“deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece
seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de abandono,
discriminação ou exclusão daqueles sujeitos considerados diferentes. As
transformações ocorridas na Humanidade, nas últimas décadas, com os avanços
científicos e tecnológicos, provocam mudanças nas sociedades e nos sistemas de
ensino. A legislação nacional atual questiona o atendimento educacional segregado
dos alunos com necessidades especiais e desafiam as escolas a perceberem as
diferenças, as especificidades destes alunos, desencadeando mudanças estruturais
e institucionais. Estudos e pesquisas de renomados autores nas áreas de Psicologia
e Educação, tais como: Vygotsky (1989), Glat (1995), Mantoan (1997), dentre
outros, enfatizam a possibilidade de construção do conhecimento do aluno com
déficit cognitivo, desmistificando alguns preconceitos presentes nas representações
docentes. O artigo está pautado na pesquisa bibliográfica qualitativa e parte do
pressuposto de que a formação do professor é um dos aspectos que pode contribuir
para a efetivação do processo de inclusão do aluno com déficit cognitivo no sistema
regular de ensino. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |