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dc.contributor.advisorPeranzoni, Vaneza Cauduro
dc.creatorDias, Marcia Bandeira
dc.date.accessioned2016-05-04T15:06:28Z
dc.date.available2016-05-04T15:06:28Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1585
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.titleA formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio de Janeiro, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoHistoricamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de abandono, discriminação ou exclusão daqueles sujeitos considerados diferentes. As transformações ocorridas na Humanidade, nas últimas décadas, com os avanços científicos e tecnológicos, provocam mudanças nas sociedades e nos sistemas de ensino. A legislação nacional atual questiona o atendimento educacional segregado dos alunos com necessidades especiais e desafiam as escolas a perceberem as diferenças, as especificidades destes alunos, desencadeando mudanças estruturais e institucionais. Estudos e pesquisas de renomados autores nas áreas de Psicologia e Educação, tais como: Vygotsky (1989), Glat (1995), Mantoan (1997), dentre outros, enfatizam a possibilidade de construção do conhecimento do aluno com déficit cognitivo, desmistificando alguns preconceitos presentes nas representações docentes. O artigo está pautado na pesquisa bibliográfica qualitativa e parte do pressuposto de que a formação do professor é um dos aspectos que pode contribuir para a efetivação do processo de inclusão do aluno com déficit cognitivo no sistema regular de ensino.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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