Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorGutteres, Carla da Silva
dc.date.accessioned2019-03-11T14:46:31Z
dc.date.available2019-03-11T14:46:31Z
dc.date.issued2014-12-20
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15861
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental ,EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work addressed the issue Trash in the School Environment with students of the 6th year of the Municipal School of Basic Education Nossa Senhora the Carmo located at Linha Maragato in the municipality of Erval Seco, to arouse critical awareness of the serious environmentalissues surrounding the waste produced at school and in the locality where they live, stressing the importance of selective collection of solid waste, seeking its direction and reuse, to benefit the quality of life for all. It is important to implement an aspect of environmental education which is to clarify the environmental role of the citizen to recycle and reuse waste, you must start with children and young people as the future of the planet are they. The activities were questionnaire to students, lecture, preparation of informative posters and packaging recycling workshop. The results of the questionnaire showed generally that the Environmental Education process is gradual, and that school is one of the means most imparts knowledge on reuse of waste. Thus, the school is the social space where students learn to appreciate the environment in which they live and become citizens aware, transferring their knowledge to future generations. The results were significant, since the students demonstrated a breakthrough related to prior knowledge they had acquired and in the course of activities. The elaborate proposal will continue in school, which will enable environmental and social benefits for the whole school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectColeta seletivapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSelective collectioneng
dc.titleA importância da educação ambiental no destino do lixo da escola Nossa Senhora do Carmo em Erval Seco - RSpor
dc.title.alternativeEducation of importance in the environmental fate of School Municipal Nossa Senhora the Carmo in Erval Seco - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental ,EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho foi abordado o tema Lixo no Ambiente Escolar com os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, localizada na Linha Maragato no município de Erval Seco, a fim de despertar consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e na localidade onde moram, salientando a importância da coleta seletiva do lixo sólido, visando seu direcionamento e reutilização, em benefício da qualidade de vida de todos. É importante pôr em prática um dos aspectos da Educação Ambiental que é esclarecer o papel ambiental do cidadão de reciclar e reutilizar o lixo, é necessário começar pelas crianças e jovens, pois o futuro do planeta são eles. As atividades desenvolvidas foram: aplicação de questionário aos alunos, palestra, confecção de cartazes informativos e oficina de reaproveitamento de embalagens. Os resultados do questionário aplicado, mostraram de modo geral, que o processo de Educação Ambiental é gradual, e que a escola é um dos meios que mais transmite conhecimento sobre reutilização do lixo. Assim, a escola é o espaço social onde os alunos aprendem a valorizar o meio em que vivem e se tornem cidadãos conscientes, repassando seus conhecimentos para as futuras gerações. Os resultados alcançados foram significativos, uma vez que os alunos demonstraram um grande avanço relacionado ao conhecimento prévio que possuíam e o adquirido no decorrer das atividades. A proposta elaborada terá continuidade na escola, o que possibilitará benefícios ambientais e sociais para toda a comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto