dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Silva, Silvia Catia Souza da | |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T15:16:46Z | |
dc.date.available | 2019-03-12T15:16:46Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15879 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Given the changes in the educational context of our country, it is necessary to
know them and understand them, such as political openness and democratization
of the country From the 1980s to political openness and democratization of the
country brought major changes in industries vital to developing this, the discussion
of a new constitutional proposal and its consequences for education are an
example. The democratization of education is a result of this process. In this
sense, this research aims to show the importance of strengthening the
participation of those who make the school managers, parents, students, faculty
and staff for an effective and democratic management. Therefore, knowing the
legislation, their assumptions and context in which they give to the changing
educational system is needed, assuming that the school is one of the most
important institutions in a democratic system. Understand the importance of each
actor of the school and to make dialogue a principle of democracy in school is the
goal of this work. To do so, rests on a qualitative study where its main purpose is
to understand the effectiveness of the function of the School Council as an
instrument of democratization of power relations that take place inside a school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.title | O fortalecimento do conselho escolar na gestão democrática da escola pública | por |
dc.title.alternative | Strengthening of democratic management in the school board of education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante das mudanças no âmbito educacional do nosso país, faz-se necessário
conhecê-las e compreendê-las, como, por exemplo, a abertura política e a
redemocratização do país A partir da década de 1980 a abertura política e a
redemocratização do país trouxe grandes mudanças em setores vitais ao
desenvolvimento deste, a discussão de uma nova proposta constitucional e suas
conseqüências para a educação são um exemplo. A democratização do ensino é
resultado desse processo. Neste sentido esta pesquisa pretende mostrar a
importância do fortalecimento à participação daqueles que fazem a escola
gestores, pais, alunos, professores e funcionários para a efetivação de uma
gestão democrática. Portanto, conhecer a legislação vigente, seus pressupostos e
contexto em que se dão às mudanças do sistema educacional se faz necessário,
partindo do pressuposto que a escola é uma das instituições mais importantes
num sistema democrático. Compreender a importância de cada ator da escola e
fazer do diálogo um princípio de democratização na escola é o objetivo deste
trabalho. Para isso, apóia-se num estudo qualitativo onde seu propósito principal
é a compreensão da efetividade da função do Conselho Escolar, como
instrumento de democratização das relações de poder que se processam no
interior da unidade escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |