Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSilva, Silvia Catia Souza da
dc.date.accessioned2019-03-12T15:16:46Z
dc.date.available2019-03-12T15:16:46Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15879
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractGiven the changes in the educational context of our country, it is necessary to know them and understand them, such as political openness and democratization of the country From the 1980s to political openness and democratization of the country brought major changes in industries vital to developing this, the discussion of a new constitutional proposal and its consequences for education are an example. The democratization of education is a result of this process. In this sense, this research aims to show the importance of strengthening the participation of those who make the school managers, parents, students, faculty and staff for an effective and democratic management. Therefore, knowing the legislation, their assumptions and context in which they give to the changing educational system is needed, assuming that the school is one of the most important institutions in a democratic system. Understand the importance of each actor of the school and to make dialogue a principle of democracy in school is the goal of this work. To do so, rests on a qualitative study where its main purpose is to understand the effectiveness of the function of the School Council as an instrument of democratization of power relations that take place inside a school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleO fortalecimento do conselho escolar na gestão democrática da escola públicapor
dc.title.alternativeStrengthening of democratic management in the school board of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante das mudanças no âmbito educacional do nosso país, faz-se necessário conhecê-las e compreendê-las, como, por exemplo, a abertura política e a redemocratização do país A partir da década de 1980 a abertura política e a redemocratização do país trouxe grandes mudanças em setores vitais ao desenvolvimento deste, a discussão de uma nova proposta constitucional e suas conseqüências para a educação são um exemplo. A democratização do ensino é resultado desse processo. Neste sentido esta pesquisa pretende mostrar a importância do fortalecimento à participação daqueles que fazem a escola gestores, pais, alunos, professores e funcionários para a efetivação de uma gestão democrática. Portanto, conhecer a legislação vigente, seus pressupostos e contexto em que se dão às mudanças do sistema educacional se faz necessário, partindo do pressuposto que a escola é uma das instituições mais importantes num sistema democrático. Compreender a importância de cada ator da escola e fazer do diálogo um princípio de democratização na escola é o objetivo deste trabalho. Para isso, apóia-se num estudo qualitativo onde seu propósito principal é a compreensão da efetividade da função do Conselho Escolar, como instrumento de democratização das relações de poder que se processam no interior da unidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto