História e literatura na libertação de Angola: o mito de Ngunga e o engajamento de Pepetela contra o colonialismo
Abstract
A guerra de libertação de Angola foi um dos mais longos conflitos de independência do continente africano, tendo como marco inicial os ataques anticoloniais a Luanda, em 1961. Estes conflitos se prolongaram, tornando-se uma guerra que se alastrou por quase todo território até um ano após a queda do regime fascista e colonial português, culminando na emancipação de Angola, no ano de 1975. Para a investigação desse período histórico é proposta uma análise bibliográfica de caráter qualitativo sobre quatro das principais obras do romancista, político e guerrilheiro angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, vulgo Pepetela (1941), são elas: os romances históricos Mayombe (1971) e A Geração da Utopia (1991), a fábula de Muana Puó (1969), bem como o principal objeto desta pesquisa, a narrativa mitológica de As Aventuras de Ngunga (1972). Além disso, são levadas em consideração várias fontes documentais oficiais do governo português e da colônia africana para complementação e a verificação dos fatos. Esse estudo possibilitou a comparação dos discursos dos movimentos de libertação angolanos com ênfase no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e também do Estado português e sua ideia nostálgica ao já famigerado império ultramarino. Destaca-se também o papel que a intelectualidade angolana desempenhou na organização guerrilheira ante as suas contradições e também na configuração das bases para a criação de um estado-nacional de caráter pan-africano, inspirado nas projeções utópicas com a ascensão do chamado Terceiro Mundo. Em relação à ambição dos intelectuais quanto à construção dos alicerces político e cultural da nova nação, se destaca a exploração de forma dialética da questão do hibridismo, ou melhor, mestiçagem da sociedade angolana com a sua tradição de oralidade e sua cosmovisão cíclica com os elementos trazidos pelos lusitanos da tradição latina de escrita e tempo linear. No que tange ao projeto e aos desafios de uma nova sociedade pós-colonial são abordados os mais polêmicos assuntos, tais como o feminismo, a educação formal e a relação entre os elementos do tradicional e do moderno exótico, além das contradições internas da luta e política angolana. Como conclusão, Pepetela faz uma avaliação do período da guerra e da ascensão ao poder de seu partido, já nos anos 1990, com a desintegração das repúblicas soviéticas e a queda do Muro de Berlim. De acordo com o autor, a utopia coletiva de uma Angola forte e justa deixa de existir para significar uma ideologia individual de suas convicções a respeito da sua fidelidade político-ideológica, já que as contradições que havia no país enquanto colônia não foram superadas após a sua libertação. Atualmente, a missão do sujeito intelectual não é mais organizar grupos para pegar em armas, mas atuar em uma sala de aula, na função de professor, a fim de debater os novos desafios que encaram a sociedade angolana.
Linha de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em História: Fronteira, política e sociedade.
Esta dissertação não recebeu qualquer auxílio financeiro de bolsa ou afins pelo programa de pós-graduação ou por outras instituições de qualquer espécie.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Extensão rural pública em Angola: do modelo colonial à implementação das escolas de campo para agricultores
Mendes, Sebastião Jorge Agostinho (2022-01-14)Esta dissertação tem como objetivo geral descobrir como se dá a implementação das Escolas de Campo para Agricultores nas regiões centro e norte de Angola, bem como revelar a percepção dos extensionistas sobre esta abordagem ... -
Igreja brasileira encontra sucesso em Angola: política externa iurdiana e estratégia do estado angolano (1991-2017)
Pastl, Guilherme de Almeida (2017-12-11)O início das atividades da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em solo angolano data de 1991, momento de distensão no conflito civil de Angola. Todavia, somente a partir de 2002, após o fim da guerra civil que a ...