Socialização organizacional na UFSM: proposta de um programa de integração para novos servidores
Abstract
O estudo objetivou propor um programa de integração para os novos servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de forma a auxiliar na adaptação e na preparação destes profissionais para o desempenho adequado de suas funções, contribuindo para a socialização e a integração ao ambiente institucional. Realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, compreendendo a aplicação de um questionário com os servidores ingressantes na UFSM, no período de 2014 a 2016, composto do Inventário de Socialização Organizacional (ISO), proposto por Borges et al. (2010), bem como de questões abertas, elaboradas de forma a complementar os resultados da pesquisa. Além disso, a pesquisa realizou a coleta e a análise de dados secundários, referentes ao perfil dos servidores ingressantes na Instituição, os resultados do Levantamento de Necessidades de Capacitação, assim como a análise documental das práticas de integração de novos servidores adotadas pela UFSM e outras Instituições Federais de Ensino. A análise do perfil dos servidores ingressantes no período de 2014 a 2016 demonstrou que a UFSM recebeu servidores em 57 diferentes cargos, lotados nos 4 campi da instituição. O ingresso ocorreu em todos os meses do ano, demonstrando a necessidade de um programa adequado a esta realidade. As demandas de capacitação, identificadas por meio dos resultados do LNC, contribuíram para a definição dos temas da proposta apresentada. Identificou-se que as ações de socialização realizadas pela UFSM, nos últimos anos, envolveram apenas ações pontuais, que ocorriam no dia da posse do servidor e, posteriormente, em um seminário, de realização periódica, o qual foi considerado insuficiente para capacitar os recém-ingressantes para o desempenho de suas funções. Os resultados da aplicação do ISO demonstraram que, de forma geral, a percepção dos novos servidores acerca da socialização organizacional é positiva. Na análise das questões abertas, foi possível identificar as principais informações que os novos servidores necessitaram adquirir para iniciar o desempenho da função e de que forma essas informações foram obtidas. Os resultados permitiram verificar, ainda, que a maior parte dos servidores se sentiu bem recebida ao ingressar no novo setor e participou de ações promovidas por iniciativa dos colegas e/ou da chefia imediata, visando socializá-los ao ambiente de trabalho. As principais dificuldades vivenciadas foram relacionadas à falta de capacitação e/ou manuais e a inadequação da estrutura física de trabalho. Além disso, verificou-se que uma parcela significativa de servidores desconhece ou conhece apenas parcialmente os documentos estratégicos da UFSM, indicando a necessidade de ampliação da divulgação desses, bem como informações acerca da história, da tradição e da linguagem institucional. As ações de integração de novos servidores, identificadas em outras IFEs, compreenderam, principalmente, a realização de capacitações específicas e a disponibilização de manuais referentes aos processos de gestão de pessoas. Por fim, apresentou-se a proposta de um Programa de Integração para os Novos Servidores da UFSM, elaborado com base nos resultados desta pesquisa. Acredita-se que sua implementação poderá contribuir para o aprimoramento do processo de socialização organizacional na Instituição.
Collections
The following license files are associated with this item: