dc.creator | Bremm, Cristiane Inês | |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T14:47:01Z | |
dc.date.available | 2019-03-14T14:47:01Z | |
dc.date.issued | 2018-07-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15906 | |
dc.description.abstract | This research was developed in the Professional Master of the Postgraduate Program in
Educational Technologies in Network, in the research line of Management of Educational
Technologies in Network. By investigating how the mediation of computational thinking
activities and programming can contribute to the interaction in early childhood education, a
pedagogical proposal was developed whit two didactic sequences, that constituted the product
of this research: one teaching-learning computational thinking unplugged, without the
technologies, and one of teaching-learning computacional thinking plugged, mediated by
digital technologies, specifically the ScratchJr software. As specific objectives we propose: a)
to construct a didactic-methodological proposal (product), based on computational thinking
and programming (ScratchJr software), for teaching-learning processes in children's
education, preferably on mobile devices; b) implement a teaching-learning process in
children's education guided by active research on the potential of computational thinking and
programming for the interaction process; c) evaluate if the activities of computational
thinking and programming contribute to interaction in early childhood education. From this
perspective, it was adopted as approach the educational research-action, in which data were
collected through observations, visual data and field diary. As main results we highlight the
role of the teacher as mediator of student knowledge, in which he is an active subject and both
teach and learn together. Interaction was present throughout the action-research process, and
was enhanced by technologies, establishing a dialogic, problematizing and collaborative
perspective between teachers and students. This process also contributed to the professional
and technological formation of those involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de programação | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Computational thinking | eng |
dc.subject | Programming teach-learning | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.title | Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Mediation of computational thinking and programming in the process of children’s interaction in childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar como a mediação de atividades de
pensamento computacional e de programação podem contribuir para a interação na educação
infantil, foi desenvolvida uma proposta pedagógica, com duas sequências didáticas, que
constituem o produto desta pesquisa: uma de ensino-aprendizagem de pensamento
computacional desplugado, sem as tecnologias, e uma de ensino-aprendizagem de
pensamento computacional plugado, mediada pelas tecnologias digitais, especificamente o
software ScratchJr. Como objetivos específicos se têm: a) construir uma proposta didáticometodológica
(produto), com base no pensamento computacional e na programação (software
ScratchJr), para os processos de ensino-aprendizagem na educação infantil, preferencialmente
em dispositivos móveis; b) implementar um processo de ensino-aprendizagem na educação
infantil orientado por investigação ativa sobre o potencial do pensamento computacional e da
programação para o processo de interação; c) avaliar se as atividades de pensamento
computacional e de programação contribuem para a interação na educação infantil. Nessa
perspectiva, adotou-se como abordagem a pesquisa-ação educacional, na qual os dados foram
coletados por meio de observações, dados visuais e diário de campo. Como principais
resultados destacamos o papel do professor como mediador do conhecimento do estudante, no
qual ele é sujeito ativo e ambos ensinam e aprendem juntos. A interação esteve presente
durante todo o processo de investigação-ação, e foi potencializada pelas tecnologias, ao
estabelecer uma perspectiva dialógica, problematizadora e colaborativa entre professores e
estudantes. Esse processo contribuiu, também, para a formação profissional e tecnológica dos
envolvidos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Abegg, Ilse | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5450252602273986 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee2 | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821077407620769 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9876000960506152 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |