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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorDorneles, Vanessa
dc.date.accessioned2016-05-12T12:25:44Z
dc.date.available2016-05-12T12:25:44Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1592
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present study investigates the management of an administrative-pedagogic work in a school with several grades in the municipality Passo do Sobrado/RS, through the work of a manager teacher from the related school, faced by the obligation of the fundamental education of nine years according the Law 11.274/2006. The investigation developed from a qualitative study using observations from an interview with the manager teacher on how to proceed for a date collection. The present study makes a comment about the Brazilian education legislation related to the enlargement of fundamental education, as well, investigating the administrative-pedagogic work of the manager teacher of the school mentioned, with a special highlight for the work developed together in the first year grade. It may estimate that the enlargement of fundamental school caused the challenges to the work realized by the manager teacher, subjects of this research, considering she is the main person in charge for the necessary changes, especially with the first year grade in a context that needs to administer the limited time and space to attend four classes with distinct levels of initial grades of fundamental school in the same classroom and in the same period. We conclude that the manager teacher of the related school has knowledge of the necessary changes in her pedagogic activities for good development and learning of the students. However, she hasn’t managed to correspond to the specific necessities of the children, mainly the six-year olds of the first year, such as advised by the legislation. We may not refuse this manager teacher search to overcome the limits of her administrative-pedagogic work every day.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEscola multisseriadapor
dc.subjectCrianças de seis anospor
dc.subjectTrabalho administrativo-pedagógicopor
dc.titleEnsino fundamental de 9 anos: a gestão do trabalho administrativo-pedagógico da professora de uma escola multisseriadapor
dc.title.alternativeFundamental education of nine years: the management of an administrative pedagogic work of a teacher from a school with several gradeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo investiga a gestão do trabalho administrativo-pedagógico em uma escola multisseriada do interior do município de Passo do Sobrado/RS, através do trabalho da professora gestora da referida escola, diante da obrigatoriedade do Ensino Fundamental de nove anos proposto na Lei 11.274/2006. Tal investigação desenvolveuse a partir de um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de observações e uma entrevista com a professora gestora como procedimentos para a coleta de dados. O presente estudo comenta a legislação educacional brasileira relacionada à ampliação do ensino fundamental, bem como, investiga o trabalho administrativo-pedagógico da professora gestora da escola mencionada, com destaque especial para o trabalho desenvolvido junto à turma do primeiro ano. Pode-se aferir que a ampliação do ensino fundamental agregou desafios ao trabalho realizado pela professora gestora, sujeito desta pesquisa, haja vista que ela é a principal responsável pelas modificações necessárias, sobretudo no trabalho com a turma de primeiro ano em um contexto que precisa administrar o limitado tempo e espaço para atender quatro turmas de distintos níveis das séries iniciais de ensino fundamental em uma mesma sala e no mesmo horário. Conclui-se que a professora gestora da referida instituição tem conhecimento das modificações necessárias em sua práxis pedagógica para o bom desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Contudo, esta não tem conseguido atender as necessidades específicas das crianças, principalmente as de seis anos de idade do primeiro ano, tal como preconiza a legislação. Não se pode negar, porém, que esta professora gestora busca superar as limitações em seu trabalho administrativo-pedagógico cotidianamente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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