Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos
Resumo
O uso de podcasts como apoio pedagógico apresenta variados propósitos, podendo ser empregados em disciplinas dos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma tecnologia de fácil portabilidade e com uma das mais modernas configurações entre os formatos sonoros disponíveis na Web. No entanto, apesar de se demonstrar como um recurso favorável ao ensino, o que se percebe é que os podcasts, depois de produzidos/utilizados, ficam diluídos na Rede e muitas vezes não são compartilhados. Nesta perspectiva, os repositórios digitais parecem ser uma opção aos usuários para encontrar podcasts de forma rápida e viabilizar o processo de procura desta tecnologia. Os repositórios digitais são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática, podendo armazenar arquivos de diversos formatos. Frente ao exposto, esta pesquisa visou apresentar uma proposta de repositório digital de armazenamento de podcasts para a Educação. Como abordagem metodológica, pesquisa de cunho qualitativo de caráter exploratório. Quanto aos meios, pesquisa Telematizada, tendo como referência quatro repositórios mantidos pelo Ministério da Educação, MEC: o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), o Portal do Professor, a Rede Interativa Virtual da Educação (RIVED) e o Domínio Público. A análise dos repositórios foi alicerçada em critérios de avaliação relacionados a metadados, institucionalização, usuários, visibilidade e políticas. A investigação realizada serviu tanto para verificação da presença de podcasts como orientação para o delineamento da proposta de repositório para podcasts. Os resultados demonstraram o quanto os repositórios estudados apresentam escassez em relação a disponibilização de podcasts, com a possibilidade de estarem inseridos nos ambientes pesquisados de forma equivocada e não respondem com fidedignidade às buscas. Dentre os pontos positivos, destacamos adaptações dos repositórios quanto aspectos de acessibilidade e políticas dos repositórios, esta última preenchendo de forma favorável quase todos os requisitos questionados. Quanto as limitações dos repositórios, podemos destacar a falta de orientações específicas quanto aos metadados e a indexação dos objetos, tipos de licenças dos objetos dos repositórios e tipos de buscas. Observamos, também, poucas iniciativas motivacionais aos depósitos de materiais e a carência de ligação às redes sociais bem como poucas oportunidades de interação entre os usuários. Neste sentido, a criação de um repositório onde os usuários tenham facilidade, tanto em encontrar o que buscam de maneira acessível e confiável, quanto em armazenar e divulgar seus podcasts, justificam a realização e a importância deste estudo.
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