A educação em saúde como dispositivo de prevenção das IST’S no ambulatório de pré-natal do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa e intervenção realizadas a partir da experiência de três residentes (Assistente Social, Fonoaudióloga e Nutricionista) junto ao Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase materno-infantil, tendo como objetivo realizar grupos de gestantes abordando a temática HIV e sífilis na gestação, diagnóstico e tratamento adequado através de ações de educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo-observacional com abordagem quanti-qualitativa realizado com 25 gestantes no pré-natal do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) no período de dezembro de 2018.Os dados foram analisados pela aplicação de análise descritiva. Diante dos resultados obtidos foi possível observar que há falta de conhecimento e/ou informações errôneas por parte das gestantes sobre as formas de transmissão, diagnóstico e tratamentos necessários afim de evitar a transmissão vertical, assim como esclarecimento ínfimo acerca de seus direitos. Também ficou evidente que a qualidade da assistência do pré-natal realizado está aquém do ideal, uma vez que há demora no início das consultas de pré-natal e na realização dos testes sorológicos. Desta forma, conclui-se que é necessário que a equipe de saúde do pré-natal seja capacitada para desenvolver ações de educação em saúde abordando as IST de forma a complementar os saberes individuais de cada gestante. Também é de suma importância que os profissionais realizem as notificações dos agravos à saúde colaborando, assim, com estudos epidemiológicos, afim de subsidiar as políticas públicas de saúde.
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