Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorFernandes, Marcelo Nunes da Silva
dc.date.accessioned2019-03-29T11:50:41Z
dc.date.available2019-03-29T11:50:41Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15999
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research centralizes its discussion in the educational process of the health professionals in the promotion of health in people with depression in the Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS 1) in the city of São Sepé - RS, with the purpose of (re) constructing education for the health transformer of this reality. For this, a qualitative approach was used the data collected through a questionnaire was group in: education for the conservative health and education for the transforming health. The subjects of this research were five health professionals and five people with depression. The knowledge of the health professionals and of the people with depression characterizes the elements of the educational process that connects the human being as a person, education, health and illness. This way, the education for conservative health occurs in an educational process with domesticating actions in the promotion of health in people with depression, beause they are ruled by the particularities of the subjects involved in the investigated reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectProfissionais da saúdepor
dc.subjectPessoas com depressãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectHealth professionalseng
dc.subjectPeople with depressioneng
dc.titleGestão educacional e promoção da saúde de pessoas com depressão: um estudo de caso em um centro de atenção psicossocialpor
dc.title.alternativeEducational management and health promotion of people with depression: a case study in a psychosocial care centereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa centra sua discussão no processo educativo dos profissionais de saúde na promoção da saúde das pessoas com depressão no Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS 1), em São Sepé-RS, no intuito de (re) construção da educação para a saúde transformadora nesta realidade. Para tal, utilizei a abordagem qualitativa, os dados coletados por meio de um questionário, foram agrupados em: educação para a saúde conservadora e educação para a saúde transformadora. Os sujeitos da pesquisa foram cinco profissionais de saúde e cinco pessoas com depressão. Os saberes dos profissionais de saúde e das pessoas com depressão caracterizam os elementos do processo educativo que interligaram o ser humano como pessoa, educação, saúde e doença. Assim, a educação para a saúde conservadora ocorre em um processo educativo com ações domesticadoras na promoção da saúde das pessoas com depressão, pois são regidas pelas particularidades dos sujeitos envolvidos na realidade investigada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto