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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorFernandes, Marta Rejane da Luz
dc.date.accessioned2019-03-29T13:43:39Z
dc.date.available2019-03-29T13:43:39Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16006
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis case study objective is to analyze the implications of educational management in educational practices of PROEJA – National Program for Integration Between Professional Education and Basic Education in the Youth and Adult Education modality on the Federal Institute of Technology at the city of Sapucaia do Sul (RS - Brazil). Contributed to this work two teachers of propedeutical disciplines (Mathematics and Biological Sciences), two of professional subjects (Acconting Sciences and Administration), one pedagogical supervisor, the PROEJA Administration Technical Course supervisor and three teachers of the third degree of the Administration Technical Course. The docents were questioned about school management concepts, general knowledge an experiences for decency, defies of collective pedagogical practices and implications of concomitance between propedeutical and professionalizing disciplines in professional formation of apprentices. For the alumni, motivations, perspectives and expectations with reference to PROEJA were analyzed. The analysis of gathered information pointed that school management of that modality defies and motivates managers to develop collectively the integrated pedagogical project based on knowledge, difficulties and expectations of apprentices and relationships between disciplines, labor oriented formation and general education. With respect to apprentices, the reduced term of professional preparation in the PROEJA modality precedes the general formation, focused in labor market insertion. So, the school management in that entity is observed as a process in construction, in interlocution between various segments, in participative engagement and collective co-accountability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleImplicações da gestão escolar nas práticas educativas e formação profissional de alunos na modalidade PROEJApor
dc.title.alternativeImplications of management practices in school education and vocational training of students in the modality PROEJAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse estudo de caso tem como objetivo analisar as implicações da gestão escolar nas práticas educativas da modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos em um Instituto Federal Tecnológico do município de Sapucaia do Sul (RS). Foram colaboradores dois professores das disciplinas propedêuticas (Matemática e Ciências Biológicas), dois das profissionalizantes (Ciências Contábeis e Administração), uma supervisora pedagógica, a coordenadora do Curso Técnico em Administração do PROEJA e três discentes do terceiro ano do Técnico em Administração. As informações foram coletadas através de questionários abertos e analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Entre os docentes foram pesquisadas as concepções de gestão escolar, conhecimentos gerais e experienciais para a docência, desafios das práticas pedagógicas coletivas e as implicações da concomitância das disciplinas propedêuticas e profissionalizantes na formação profissional dos alunos. Entre os discentes, foram analisadas as motivações, perspectivas e expectativas com relação ao PROEJA. A análise das informações indicou que a gestão escolar dessa modalidade desafia e motiva os gestores a desenvolver coletivamente o projeto pedagógico integrado, alicerçado nos saberes, dificuldades e expectativas dos alunos, e nas relações entre as disciplinas, a formação para o trabalho e a educação geral. Quanto aos discentes, a formação profissional em tempo reduzido na modalidade PROEJA precede à formação geral, focalizada na inserção ao mercado de trabalho. Assim, a gestão escolar nessa instituição apresenta-se como um processo em construção, na interlocução entre os diversos segmentos, no engajamento participativo e na co-responsabilidade coletiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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