dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Fernandes, Marta Rejane da Luz | |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T13:43:39Z | |
dc.date.available | 2019-03-29T13:43:39Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16006 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This case study objective is to analyze the implications of educational management in educational practices of PROEJA – National Program for Integration Between Professional Education and Basic Education in the Youth and Adult Education modality on the Federal Institute of Technology at the city of Sapucaia do Sul (RS - Brazil). Contributed to this work two teachers of propedeutical disciplines (Mathematics and Biological Sciences), two of professional subjects (Acconting Sciences and Administration), one pedagogical supervisor, the PROEJA Administration Technical Course supervisor and three teachers of the third degree of the Administration Technical Course. The docents were questioned about school management concepts, general knowledge an experiences for decency, defies of collective pedagogical practices and implications of concomitance between propedeutical and professionalizing disciplines in professional formation of apprentices. For the alumni, motivations, perspectives and expectations with reference to PROEJA were analyzed. The analysis of gathered information pointed that school management of that modality defies and motivates managers to develop collectively the integrated pedagogical project based on knowledge, difficulties and expectations of apprentices and relationships between disciplines, labor oriented formation and general education. With respect to apprentices, the reduced term of professional preparation in the PROEJA modality precedes the general formation, focused in labor market insertion. So, the school management in that entity is observed as a process in construction, in interlocution between various segments, in participative engagement and collective co-accountability. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.title | Implicações da gestão escolar nas práticas educativas e formação profissional de alunos na modalidade PROEJA | por |
dc.title.alternative | Implications of management practices in school education and vocational training of students in the modality PROEJA | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse estudo de caso tem como objetivo analisar as implicações da gestão escolar nas práticas educativas da modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos em um Instituto Federal Tecnológico do município de Sapucaia do Sul (RS). Foram colaboradores dois professores das disciplinas propedêuticas (Matemática e Ciências Biológicas), dois das profissionalizantes (Ciências Contábeis e Administração), uma supervisora pedagógica, a coordenadora do Curso Técnico em Administração do PROEJA e três discentes do terceiro ano do Técnico em Administração. As informações foram coletadas através de questionários abertos e analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Entre os docentes foram pesquisadas as concepções de gestão escolar, conhecimentos gerais e experienciais para a docência, desafios das práticas pedagógicas coletivas e as implicações da concomitância das disciplinas propedêuticas e profissionalizantes na formação profissional dos alunos. Entre os discentes, foram analisadas as motivações, perspectivas e expectativas com relação ao PROEJA. A análise das informações indicou que a gestão escolar dessa modalidade desafia e motiva os gestores a desenvolver coletivamente o projeto pedagógico integrado, alicerçado nos saberes, dificuldades e expectativas dos alunos, e nas relações entre as disciplinas, a formação para o trabalho e a educação geral. Quanto aos discentes, a formação profissional em tempo reduzido na modalidade PROEJA precede à formação geral, focalizada na inserção ao mercado de trabalho. Assim, a gestão escolar nessa instituição apresenta-se como um processo em construção, na interlocução entre os diversos segmentos, no engajamento participativo e na co-responsabilidade coletiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |