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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorFerreira, Maria Nilce da Silva
dc.date.accessioned2019-03-29T14:13:23Z
dc.date.available2019-03-29T14:13:23Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16010
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIt was aimed in this work to discuss the role of School Council as device of the participation in Fortaleza Municipal context, and analyze its contribution in favor of the democratic autonomy of the local public teaching. From this perspective firstly it was got to present a brief historic about Brazil’s democratic process in the light of the realized studies on the focused thematic, as well as, contextualize the beginning of the Schools Councils in the national scope. Last it was analyzed the performance of the School Council of the one Municipal School in Fortaleza/CE. To the accomplishment of the work was used a nature bibliographic and documental research. We understood that the school agency scope is one of the most important democratization devices in the scholar management, and that as more dynamic and wide is the participation of the members the bigger will be the strengthening possibilities of the participation devices and collective decision. Concerning to the results, it was noticed incoherence between the democratic conceptions prescribed by the researchers and the one applied in the analyzed space. It was a surprised because of the democratic speech used by the educational and scholar management in Fortaleza and in the educational analyzed context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool councileng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática escolar: uma análise sobre o conselho escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoObjetivou-se nesse trabalho discutir o papel do Conselho Escolar como mecanismo de participação no contexto escolar do município de Fortaleza/CE e analisar sua contribuição em prol da autonomia democrática do ensino público local. Nessa perspectiva buscou-se inicialmente, apresentar um breve histórico sobre o processo democrático do Brasil a luz de estudos realizados sobre a temática enfocada, assim como também contextualizar o surgimento dos Conselhos Escolares no âmbito nacional. Por último analisou-se a atuação do Conselho Escolar de uma escola municipal de Fortaleza/CE. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa de base bibliográfica e documental. Compreendemos que o espaço colegiado constitui um dos mais importantes mecanismos de democratização da gestão de uma escola, e que quanto mais ativa e ampla for a participação dos membros, maiores serão as possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão coletivos. No entanto, os resultados obtidos demonstraram certa incoerência entre a concepção democrática preconizada por pesquisadores da área e a adotada no espaço analisado. O fato surpreendeu devido ao discurso democrático utilizado pela gestão educacional e escolar do município de Fortaleza e a realidade analisada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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