dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Ferreira, Maria Nilce da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T14:13:23Z | |
dc.date.available | 2019-03-29T14:13:23Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16010 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | It was aimed in this work to discuss the role of School Council as device of the
participation in Fortaleza Municipal context, and analyze its contribution in favor of
the democratic autonomy of the local public teaching. From this perspective firstly it
was got to present a brief historic about Brazil’s democratic process in the light of the
realized studies on the focused thematic, as well as, contextualize the beginning of
the Schools Councils in the national scope. Last it was analyzed the performance of
the School Council of the one Municipal School in Fortaleza/CE. To the
accomplishment of the work was used a nature bibliographic and documental
research. We understood that the school agency scope is one of the most important
democratization devices in the scholar management, and that as more dynamic and
wide is the participation of the members the bigger will be the strengthening
possibilities of the participation devices and collective decision. Concerning to the
results, it was noticed incoherence between the democratic conceptions prescribed
by the researchers and the one applied in the analyzed space. It was a surprised
because of the democratic speech used by the educational and scholar management
in Fortaleza and in the educational analyzed context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | School council | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão democrática escolar: uma análise sobre o conselho escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Objetivou-se nesse trabalho discutir o papel do Conselho Escolar como mecanismo
de participação no contexto escolar do município de Fortaleza/CE e analisar sua
contribuição em prol da autonomia democrática do ensino público local. Nessa
perspectiva buscou-se inicialmente, apresentar um breve histórico sobre o processo
democrático do Brasil a luz de estudos realizados sobre a temática enfocada, assim
como também contextualizar o surgimento dos Conselhos Escolares no âmbito
nacional. Por último analisou-se a atuação do Conselho Escolar de uma escola
municipal de Fortaleza/CE. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa de
base bibliográfica e documental. Compreendemos que o espaço colegiado constitui
um dos mais importantes mecanismos de democratização da gestão de uma escola,
e que quanto mais ativa e ampla for a participação dos membros, maiores serão as
possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão
coletivos. No entanto, os resultados obtidos demonstraram certa incoerência entre a
concepção democrática preconizada por pesquisadores da área e a adotada no
espaço analisado. O fato surpreendeu devido ao discurso democrático utilizado pela
gestão educacional e escolar do município de Fortaleza e a realidade analisada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |