Mostrar registro simples

dc.creatorGarcia, Pedro de Moura
dc.date.accessioned2019-04-02T12:46:55Z
dc.date.available2019-04-02T12:46:55Z
dc.date.issued2018-11-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16033
dc.description.abstractThere is a growing need to create new technologies that provide support in the education area. This need is even bigger when we deal with the literacy process of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), where access to technology support and services is often inadequate. In this context, this paper introduces a mobile application denominated ABC Fônico, created with the purpose of assisting in literacy and in the construction of phonological awareness of people with autism. It presents as main characteristics the use of simple and adaptive interfaces to introduce the phonic alphabet, besides implementing structured games based on the TEACCH method. Preliminary results show that the application has good acceptance and understanding of the proposed activities and ease of use.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectAplicação móvelpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAlfabeto fônicopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectMobile applicationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPhonic alphabeteng
dc.titleUm aplicativo para auxiliar na alfabetização de indivíduos com autismopor
dc.title.alternativeAn application to aid the literacy of individuals with autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA necessidade de criação de novas tecnologias que forneçam suporte na área da educação é cada vez maior. Esta necessidade é ainda maior quando tratamos do processo de alfabetização de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde muitas vezes o acesso a serviços e suporte tecnológico é inadequado. Nesse contexto, este trabalho apresenta a aplicação móvel denominada de ABC Fônico, criada com o objetivo de auxiliar na alfabetização e na construção da consciência fonológica de pessoas com autismo. Apresenta como principais características o uso de interfaces simples e adaptativas para introduzir o alfabeto fônico, além de implementar jogos estruturados baseados no método TEACCH. Resultados preliminares demonstram que a aplicação possui boa aceitação e compreensão das atividades propostas e facilidade na utilização por crianças com TEA.por
dc.contributor.advisor1Welfer, Daniel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506460984370717por
dc.contributor.referee1Gamarra, Daniel Fernando Tello
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0542349757431486por
dc.contributor.referee2Basso, Fábio Paulo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6653688230110966por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378739674709316por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International